quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Partir pedra

Ou nem isso...
...Por enquanto.

9 comentários:

ARISTIDES DUARTE disse...

Acho muito bem que reunam. E que me representem (os da Plataforma Sindical), já que eu não tenho tempo. Tenho que fazer 140 Km diários para trabalhar como professor.

Anónimo disse...

Eu não tenho culpa que o prof. Aristides tenha que fazer 140 km por dia, nem o país tem. O Prof. é livre de arranjar outro trabalho ou de emigrar se está descontente com o que tem. Até parece que só ele é que tem problemas com a sua profissão, os outros não têm... e aqueloutros que até ficaram sem emprego e sem trabalho, estes sim. até fariam 200 km por dia com alegria.
Vamos a ser sensatos.Se ele acha que há para aí uns malandros a enriquecer à toa e sem que ninguém se preocupe, tem toda a razão e tem o nosso apoio assim como o terá em muitos outros campos.
Felisberta Aveiro

ARISTIDES DUARTE disse...

Ahhh... afinal há uns malandros a enriquecer...

ARISTIDES DUARTE disse...

Pensava que os professores é que eram uma organização de bandidos que queriam enriquecer à custa dos outros todos. Afinal são outros...

Anónimo disse...

Já agora: os meus pais deslocaram-se 300 km, na altura com 10 filhos, para fazer pela vida, deixando a terra de todos (deles e dos filhos).
De qq modo, a esta ministra deve-se, pelo menos, a medida das colocações por 3 anos, quando antes um professor andava, todos os anos, de morte para sul ou de oeste para este.
O que faz a sua diferença.

ARISTIDES DUARTE disse...

Pois ém, caro Moura Pinto. ERstava mesmo à espera dessa (por isso é que colkoquei isso no meu comentário).
Onde é que ouviu que todos os professores estão colocados por 3 anos?
Fiou-se na propaganda governamental, foi?
Então fique a saber, para que não diga que eu sou contra a política educativa deste Governo só por causa da avaliação e que não sei o que digo:
Não é verdade que todos os professores estejam colocados por 3 anos.
Eu sei bem o que digo. O caso passa-se comigo: em 2006/2007 fui colocado numa escola a 15 km de casa. Em 2007/2008 fui colocado numa escola a 125 km de casa. Nesse ano não aceitavam permutas, mesmo que houvesse dois interessados em trocar de escola. Em 2008/2009 fui colocado a 120 Km de casa. Este ano já aceitaram permutas e consegui ser colocado numa escola a 70 km de casa. Ou seja, em três anos lectivos já conheci 4 escolas. E não pense que sou contratado. Tenho quase 20 anos de serviço e sou do Quadro (QZP).
Estude, analise e não "bote" postas-de-pescada. Depois há a curiosidade de alguns professores menos graduados do que eu serem colocados em escolas a 10 Km, 15 Km da minha residência.Portanto, esta medida não se deve à sra. ministra, porque esta medida não se aplica a todos. E não compare as situações: o facto de o seu pai ter "migrado" é bem diferente da minha situação. Tenho o máximo respeito pelos emigrantes(até porque sou duma zona com muita emigração) e pelos migrantes.Mas as pessoas que migraram, na sua maioria acabaram por fazer a sua vida nas terras para onde foram. Não é o meu caso: fico um ano e no ano seguinte , toca a mudar de paisagem.

ARISTIDES DUARTE disse...

Quer mais um exemplo de como funciona a propaganda governamental?
"A mover os aplausos dos estudantes estiveram as declarações do missionário comboniano José Arieira, que além de mostrar a realidade de um país como o Congo, se referiu às escolas africanas. Fazendo um paralelismo com as escolas portuguesas, o padre alertou para o facto de que, em Portugal, «todos os alunos têm o Magalhães…»."- retirado do site do jonal CINCO QUINAS- jornal do Sabugal, a propósito de umas jornadas sobre os direitos humanos na Escola Secundária do Sabugal.
Ora, eu sou professor do 1.º Ciclo (escola primária). Nunca vi um Magalhães na minha vida. Os meus alunos também nunca viram um. Mas toda a gente diz que os alunos portugueses, TODOS têm Magalhães. Como é possível acreditar em tudo, sem questionar nada , nem ninguém, só porque se repetem estas notícias até à exaustão?

Anónimo disse...

"Depois há a curiosidade de alguns professores menos graduados do que eu serem colocados em escolas a 10 Km, 15 Km da minha residência" prof.AD dixit."MENOS GRADUADOS"?
Mais novos?, pior classificação?
O prof AD até pode ter razão, esses outros se calhar "souberam mexer-se" e foram desonestos ou então têm melhor classificação...!!!
F Paredes

ARISTIDES DUARTE disse...

Pois é, caro Paredes: há uma coisa chamada graduação profissional, nos concursos. Não sabia? Mas como sabe tanto... até fico admirado de não saber.
Essa graduação tem em conta a classificação, sim. Alguns serão mais novos, outros serão mais velhos.
Mas todos os que estão atrás de mim na lista graduada têm pior classifição que eu. Não queira deitar poeira para os olhos, tentando dizer que esses que eu referi e estão colocados em lugares mais próximos da minha residência têm melhor classificação do que eu.
O meu amigo pode saber muito de outras coisas, mas de concursos de professores percebo eu, porque todos os anos tenho que concorrer. Já agora, diga também que todos os professores estão colocados por 3 anos.