quinta-feira, 18 de junho de 2009

Um Presidente posto à prova

Com excepção do PSD, nenhum dos partidos com representação parlamentar quer a marcação das eleições legislativas e das autárquicas para a mesma data. Que essa é a opção do PS já se sabia há muito. O BE, o PCP, o CDS e o PEV afirmaram-no agora e, por alguma razão, até estão de acordo quanto às datas preferidas para a realização de umas e de outras (27 de Setembro para as legislativas e 11 de Outubro para as autárquicas).
Perante este coro, o Presidente da República, embora tenha o pão e o queijo na mão, dificilmente se arriscará a fazer a vontade a Manuela Ferreira Leite. A colagem aos desejos da Drª Manuela seria por demais evidente e lá se ia o mito da independência do Presidente e da imparcialidade dos seus juízos. O risco seria demasiado grande. Isto, claro está, no caso de o Presidente da República estar a ponderar a hipótese de se candidatar a um segundo mandato, hipótese que não sei se é verdadeira, se falsa.
Se for verdadeira, é quase certo que podemos ir marcando na agenda as datas de 27 de Setembro e de 11 de Outubro para, de novo, irmos às urnas. De novo, bem entendido, só para que os já foram e não são muitos, como se sabe.

4 comentários:

capitolina disse...

É certo k há situações na vida em k se será preso de qq maneira. Por ter cão e por falta do dito...

Anónimo disse...

Eu espero que o senhor Presidente, se isso estiver somente na sua mão, marque as duas eleições que faltam para o mesmo dia e por razões de custo.

Com o que se poupa, podem matar a fome a muita gente, ou reparar várias escolas ou liceus ou hospitais e isso dará trabalho a muita gente.

Por favor, não comecem a condicionar o Senhor Presidente ao propalar que se ele fizer isto está a agradar a MFL ou ao PSD.

Depois, pelo que tenho ouvido (e nem me dou ao trabalho de ir consultar as leis) QUEM MARCA A DATA DAS AUTÁRQUICAS É O GOVERNO E NÂO O PRESIDENTE!, este só promulga.

Francisco Clamote disse...

Caro Anónimo:
É verdade que quem marca as eleições autárquicas é o Governo. As legislativas, no entanto, são marcadas pelo PR. Só que o Governo tem que as marcar com maior antecedência (90 dias, se não estou em erro). O PR pode fazê-lo com menor antecedência, o que significa que o PR, ao fazer a marcação das legislativas já sabe para que data estão marcadas as autárquicas. Por isso, só ele (PR) é que tem na sua mão a possibilidade de marcar as legislativas para uma data coincidente com as autárquicas ou para uma outra data.

Anónimo disse...

Pertinentemente, me respondeu e com sabedoria V.Ex.a a esta anónima.
Por isso gosto de o visitar aqui.

Mas a "picada" que lhe dei a propósito do inconveniente condicionamento do PR e da vantagem de se fazer tudo num dia, mantém-se.

Utilizei o termo "picada", mas deveria dizer "bicada" porque encontrei um passarito acabado de sair do ninho e com um gato por perto.
Sem se saber defender voando ou até comer, não imagina quanto tenho pensado em si, a partir do momento em que tive que trazer o passarito para casa.
É que não sei se, é um chasco, um pardal ou outro desses que V.Exa fotografa e publica com tanto saber.
E para lhe abrir o bico e lhe dar de comer, minha santa, o bicho não tem jeito nem para comer e só me lembro de que tal tarefa nas mãos de F. Clamote era de uma penada...

Como é enorme a minha ignorância e grande a sua sabedoria.

Passe um bom fim-de-semana.