segunda-feira, 7 de setembro de 2009

As aventuras da Drª Manuela na Madeira

"Um bom governo do PSD" é como Manuela Ferreira Leite (MFL) classifica o governo regional da Madeira liderado pelo patusco e autocrático A. J. Jardim. Se aquilo é um "bom governo do PSD" e a senhora é dona da "Verdade" e não "mente", é de crer que MFL, se um dia lhe for dada a oportunidade, queira implantar na República o modelo jardiniano, onde a democracia sofre a constantemente tratos de polé. Nem é preciso ter grande memória para o lembrar, pois temos exemplos recentes que mais que o comprovam.
Nunca vai ter tal oportunidade, espero bem, porque só de imaginar tal hipótese tenho calafrios. Ficaríamos todos a saber o que é a "asfixia democrática" com que a senhora enche a boca, não sabendo, seguramente, o que isso é. Na verdade, ao rejeitar a crítica de que na Madeira existe "asfixia democrática" com o argumento de que "quem legitima o poder é o voto do povo e não está ninguém aqui por imposição, é em resultado dos votos", a sua lógica levar-nos-ia a concluir que, na perspectiva de MFL, qualquer "asfixia" fica legitimada pelo voto. Grande democrata ela é: o voto justifica tudo. Até tirar olhos, suponho. Não percebo é como, com tal lógica, se queixa da imaginária "asfixia democrática" que ela imputa ao Governo da República. Este não está legitimado pelos votos ?
[É evidente que a "teoria" de MFL não passa a prova dos factos. Quem tiver dúvidas, veja, a tal propósito, os comentários vindos a lume na imprensa e os proferidos nos canais de televisão, (uma e outros dominados por gente de direita) a propósito do debate MFL/Louçã. A grande maioria acha que MFL "esteve bem". Se assim é e se eu achei que a sua prestação foi uma desgraça, tendo sido "cilindrada" por Louçã, o meu "debatómetro" está avariado, resta-me concluir. Ou então sou mais "de esquerda" do que eu próprio supunha.]

Fechado o parêntesis, diria em conclusão, que a Drª Manuela, com esta aventura na Madeira, pôs à nossa disposição, de uma só assentada, todo um manual de regras de "bem" governar à sua maneira. Se o Governo da Madeira é um "bom governo" e na Madeira não existe "asfixia democrática", podemos contar:

  • com o total desrespeito pelo órgão de soberania emanado directamente da vontade popular - é o tratamento que, sem margem para dúvidas, o Alberto João dá à Assembleia Regional da Madeira (vide, entre outros episódios nada edificantes, tudo o que passou durante a visita do actual PR.)
  • com a limitação dos direitos da oposição parlamentar - é a prática corrente da maioria na Assembleia Regional, maioria PSD que nem sequer respeita as normas do Estatuto da Assembleia, normas que determinam expressamente que a oposição será representada na respectiva Mesa, por um vice-presidente, que continua por eleger.
  • com o ataque permanente a toda a comunicação social que não acate as orientações do Governo ou não esteja às suas ordens. ( A. J. João não se ensaia nada para atacar tudo e todos, incluindo os jornalistas do continente, sempre que algum se afasta do discurso laudatório ao "napoleãozinho" da Madeira e até faz gala disso). Nem de propósito: aqui têm mais um bom exemplo: “Fuck them’ .

Só não continuo com a lista, porque reconheço, sem qualquer favor, que MFL, porque não é o seu estilo, não recorrerá, como o seu admirado líder regional, ao insulto soez para atacar os seus adversários políticos.

(Reeditada)

4 comentários:

mdsol disse...

Meu caro

O que a srª disse na Madeira é de uma tristeza confrangedora. Mau demais para ser verdade.

:))

Anónimo disse...

O Sr. Jaime Gama, presidente da assembleia da República quando esteve na madeira também elogiou o governo regional do sr.Jardim.

MFL não lhe ficou atrás.

Portanto está tudo bem.

É pena que não tenham memória...

Francisco Clamote disse...

Olá MDSOL! Bom sinal revê-la por aqui. Abraço.
Caro Anónimo:
Jaime Gama não fez boa figura, não senhor. Eu também me recordo. Tal não serve, no entanto de desculpa para MFL que não só "não lhe ficou atrás", como lhe passou muito à frente.
Acrescento que, neste altura do "campeonato", quem está em causa é MFL e não JG. Este não se propõe como "candidato" a 1º ministro, nem tenciona vir a sê-lo. Acho eu.
a triste figura de concordo

Anónimo disse...

Jaime Gama quando foi à Madeira era a segunga figura do Estado e ainda o é.

é UMA AUTORIDADE DENTRO DO ps, de prestígio até.

MFL é candidata a 1º, lá isso é, (melhor fora que cedesse o lugar a Mota Pinto), mas ela é do psd, o Sr. Jardim é do psd e como tal têm opiniões convergentes com alguém do PS que tb elogiou Jardim e o seu sucesso.

Podem discordar da asfixia democrática no "cantinente" ou do défice democrático na "Mdeira", mas todos têm suportado Jardim, as suas inúmeras grosserias, javardices e outras excessos: gostava muito de saber por que razão!

Resumindo e concluindo, só para dizer que ela, MFL, não merecia este destaque pelas suas declarações ( infelizes como as proferidas por outros igualmente importantes).