Morreu a segunda cria de Lince-Ibérico nascida em Silves . A primeira já tinha morrido em 11 de Abril. Uma e outra de causas desconhecidas. Ambas as ocorrências são de molde a suscitar dúvidas sobre o sucesso da reprodução em cativeiro da espécie e sobre a viabilidade do Plano de Acção para a Conservação do Lince-Ibérico em Portugal.
Notícias importantes ? Sem dúvida. Pelo menos, para quem esteja atento aos problemas da biodiversidade, sabendo que "Terra há só uma". Por enquanto, diria eu, para ser optimista.

São coisas importantes, sim senhor!
ResponderEliminarTerra haverá apenas e só uma. E continuará a existir no dia em que a nossa espécie seguir o caminho que todas espécies que não evoluem leva. Não tenhamos a arrogância de pensar que vamos viver melhor num outro Planeta; aconteça o que acontecer as condições na Terra serão sempre muito melhores para a nossa espécie do que as condições que existem nos Planetas onde nos seria possível chegar em vida. Vejam este "pequeno" vulcão como nos colocou do avesso em algumas horas... o Planeta está-se nas tintas para nós! Até as térmitas produzem 10x mais CO2 do que nós! Existem vários artigos que o comprovam. Uma coisa é a preservação dos impactos directos que temos, e aí acho muito bem que haja o máximo de empenho, agora de resto, somos nós que nos temos que adaptar às condições na Terra porque é mesmo a nossa única casa possível.
ResponderEliminarPORTANTO, FUNDAMENTALISMOS PARA QUÊ?
ResponderEliminarTANTO E DESMESURADO EMPENHO NA BIODIVERSIDADE PARA QUÊ?
PORÉM, POLUIÇÃO JAMAIS!!!