Entrar em 2010 com um sorriso não se afigura nada fácil. Entremos, pois, com uma flor a desejar
Bom Ano a todos os visitantes!
No relvado da Luz, quase transformado em piscina, ao intervalo, o Benfica ganha vantagem face ao Porto, com um golo de Saviola (na imagem), aos 22 minutos. Resultado justo, a meu ver, pois foi o Benfica quem até agora mais dominou. Veremos se a troca de Guarin, por Varela, decidida por Jesualdo Ferreira, muda o sentido do jogo na segunda parte.
... eu já tinha duma vitoriazinha do Sporting...
Com mais esta vitória sobre o Paço de Ferreira, por 0-1, no campo do adversário, o Sporting de Braga soma e segue e seja qual for o resultado do jogo Benfica-Porto, nesta jornada para o campeonato nacional, o Sporting de Braga continuará em primeiro lugar. Só ou acompanhado, mais tarde se verá. O que para já está à vista é uma equipa sensação que não cede o lugar na primeira fila, o que não deixa de constituir motivo para admiração, tendo em conta os recursos de que dispõe, bem menores do que os dos senhores que vão atrás.
Uma vitória como a do Benfica sobre o AEK de Atenas (por 2-1) mesmo tratando-se de um jogo quase a feijões, já que a situação dos dois clubes no grupo I da Liga Europa estava já traçada (1º lugar para o Benfica e afastamento do AEK da prova) serve sempre de motivação para os jogos que se seguem. No caso do Benfica, este suplemento de motivação é especialmente importante tendo em conta que no próximo jogo estará em confronto com o Futebol Clube do Porto e que estará em causa a liderança do campeonato nacional.
O Nacional da Madeira, com uma goleada (5-1) imposta ao Áustria de Viena, despediu-se em grande da Liga Europa. Má fortuna em jogos anteriores nesta competição ditaram o seu afastamento prematura da prova. Registe-se, em todo o caso, que com esta vitória, o Nacional também deu a sua contribuição para determinar o lugar de Portugal no ranking da UEFA, quando está em causa o nono lugar que Portugal disputa com a Holanda.
Apesar de ter averbado mais uma derrota frente ao Herta Berlim, por 0-1, em jogo hoje disputado, o Sporting qualificou-se para os 16-avos-de-final da Liga Europa de futebol, garantindo até o primeiro lugar do grupo D, graças, convém recordá-lo, aos bons resultados alcançados ainda sob a liderança do treinador Paulo Bento. Bento, ou santo, vem a dar no mesmo.
Depois de vários "pratos" dedicados ao futebol, ficou para a sobremesa, a notícia desportiva mais importante do dia:
Ao vencer o Vitória de Setúbal, por 2-0, com golos obtidos na 1ª parte, o Futebol Clube do Porto aproximou-se do primeiro lugar da Liga (nesta altura, partilhado pelo Benfica e Sporting de Braga). E nem foi preciso grande empenhamento, pois a sorte do jogo ficou definida logo na primeira parte.
O Sporting de Braga, ao empatar (0-0) em casa, com a Naval, perdeu hoje a oportunidade de se isolar no primeiro lugar.
Pepe, jogador do Real Madrid e titular da selecção portuguesa de futebol, lesionou-se, ontem, com gravidade, durante o jogo entre o Valência e o Real Madrid, pelo que terá de ser operado, estimando-se em seis meses o tempo necessário para a sua recuperação.
Por expulsão, durante a partida com o Olhanense, o jogador do Benfica, Di Maria, não vai poder jogar com o Futebol Clube do Porto, na próxima jornada da Liga.
Ao empatar com o Olhanense em casa deste, por 2-2, graças a um golo de Nuno Gomes, já em período de descontos, o Benfica parece não estar muito melhor que o Sporting. E o jogo, com tanta expulsão (3, incluindo Di Maria), mais parece ter sido uma batalha campal. Depois de uma entrada de rompante, com várias goleadas, o Benfica perdeu o fulgor e, por este caminho, também se arrisca a não chegar ao título. O próximo jogo, com o Futebol Clube do Porto, adivinha-se como crucial.
(João Moutinho, capitão do Sporting, após a derrota sofrida em Alvalade frente ao União de Leiria, por 0-1)
Obrigado, Miguel, pela atribuição ao "Terra dos Espantos" do selo "Blogueiros Unidos por um Mundo Melhor", facto que aproveito para também aqui registar o início da Cimeira de Copenhaga sobre as alterações climáticas, acontecimento no qual se espera que venham a ser tomadas decisões sobre a forma de pôr termo ao aquecimento global do planeta, fenómeno já hoje sentido um pouco por toda a parte (e de que é sinal mais evidente a progressiva diminuição do gelo no Árctico) e que, a não muito longo prazo, dará origem, segundo os numerosos estudos já realizados, a catástrofes de toda a ordem. Ao que dizem esses estudos, a humanidade ainda dispõe de tempo, embora curto, de evitar calamidades futuras. Espera-se, por isso, que da parte dos dirigentes mundiais, haja a necessária clarividência para tomarem as decisões correctas com vista à segurança e à sustentabilidade do planeta Terra. Porque Terra há só uma e tão especial que nela surgiu Vida. E porque a sobrevivência dos seres vivos também pode estar em causa.