terça-feira, 17 de outubro de 2023

"Terra Santa" ?

 

Numa terra onde, em tempos bíblicos, corria "leite e mel", por estes dias, para alguns milhões de seres humanos, nem água corre, porque o Estado de Israel lha corta, perante a cumplicidade ou, pelo menos, a indiferença de uma grande parte do mundo. 
Em contrapartida, por toda aquela terra que, só por extrema ironia, é chamada de "Terra Santa", corre sangue com abundância. Sangue e ódio, duns e de outros. Há ódio e desumanidade no Hamas, que nas actuais circuntâncias, foi o responsável pela chacina que desencadeou o actual conflito, mas a história confirma que o Estado de Israel em matéria de desumanidade e de ódio ao outro não lhe fica atrás. E está, novamente, a  fazer prova disso, bombardeando Gaza indiscriminadamente e prometendo que não vai ficar por aqui, sob o pretexto de exterminar o Hamas, pretexto consabidamente falso, porque Israel não ignora que, nas actuais circunstâncias, com tanto ódio a circular naquelas terras, não faltarão candidatos a tomar o lugar dos militantes que vierem a ser mortos.
A paz, imagino eu, só regressará àquelas terras, quando uns (judeus) e outros (árabes) se convencerem que a humanidade é só uma e que o tempo dos dois estados na Palestina já passou, porque as ocupações entretanto levadas a cabo por Israel, tornaram inviável a existência de um qualquer estado palestiniano. A paz só regressará, pois, a meu ver, quando existir um Estado onde caibam todos, israelitas, árabes, e quaisquer outros seres humanos. Direi mesmo que, nos dias de hoje, o Estado de Israel, com a sua actual configuração, é um verdadeiro anacronismo, pois não há, no mundo, nenhum estado com semelhante figurino e os resultados de tal figurino estão à vista. Estado de Israel na Palestina, sim, mas onde caibam todos. Só onde couberem todos haverá também água, "leite e mel" a correr. Para todos. E paz.

1 comentário:

ginginha disse...

Seguramente , a minha opinião.