sexta-feira, 10 de novembro de 2023

A "bomba atómica"

Não é novidade para ninguém que é muito perigoso entregar armas a crianças, pois é sabido que as usam nas suas brincadeiras, com consequências frequentemente fatais.

Também se sabe que, em Marcelo, há uma "criança" (como, no fundo, em cada um de nós) sempre pronta para se manifestar.  Não obstante, entendeu o povo português eleger Marcelo como Presidente da República e,  como simples consequência desse facto, entregar-lhe a chamada "bomba atómica", arma que, já se sabe, Marcelo vai usar, pois anunciou que vai dissolver a Assembleia da República, na sequência do pedido de demissão do primeiro-ministro António Costa. 

O Presidente Marcelo já vinha, desde há uns tempos, a invocar o seu poder de dissolução da Assembleia e com tanta insistência, que era mais que certo que, à primeira oportunidade, não deixaria de usar a arma que tinha à mão de semear. Ainda assim, o uso dessa arma, neste caso, não deixa de ser, do meu ponto de vista, injustificado, visto que, por um lado, lhe foi apresentada uma solução de continuidade da governação, sem sobressaltos, tanto mais lógica, quando é certo que na Assembleia havia e continua a haver uma maioria absoluta em condições de assegurar a estabilidade governativa e, por outro, porque não conseguiu obter, no Conselho de Estado, o parecer favorável de que ele, presumivelmente, estaria à espera, no sentido da dissolução. 

A decisão de Marcelo pode, como digo, ser injustificada, mas não chega a ser surpreendente, dadas as ameaças mais ou menos veladas vindas do antecedente e o próprio perfil do Presidente da República.  A"criança" que há nele terá, uma vez mais, falado mais alto. 

Que o deflagar da "bomba" vai ter consequências e graves, não tenho a menor dúvida. Por isso faço votos para que não cheguem a ter a dimensão da catástrofe. Em qualquer caso, não excluo a hipótese de a bomba acabar por rebentar nas mãos do autor do disparo. Se for o caso, será, do meu ponto de vista, o menor dos males.

(imagem daqui)

1 comentário:

José Teles disse...

Exactamente. Estamos entregues aos bichos.