quarta-feira, 4 de julho de 2018

Aldeias de luto

Na imagem, uma aldeia na serra do Açor por onde o fogo passou e onde permanece bem viva a memória dessa passagem devastadora.

6 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Não quero, nem por sombras, retirar dramatismo a esta espetacular fotografia, pela qual o congratulo, mas já vi a serra do Açor em pior estado do que isto! Há coisa de quinze a vinte anos, praticamente TODA a serra ardeu, incluindo uma boa parte da Mata da Margaraça, que é a única mata original existente em Portugal. Quase só escaparam o Piódão e as povoações da beira do rio Alva, como Avô e Coja. Em cada recanto da serra havia uma aldeia calcinada e abandonada. Poucos anos depois, tudo tinha renascido e as aldeias voltaram a ter vida, com novas casas construídas no lugar das que tinham ardido. O poder de regeneração da Natureza é extraordinário, como extraordinária é a capacidade das gentes beiroas em superar as adversidades, cerrando os dentes e lançando-se na luta.

O Loriguense disse...

Felizmente agora já se fala em Aldeias de Luto já à cerca de quatro décadas que elas existem mas infelizmente os agora preocupados assobiavam para o lado.

Abraham Chevrolet disse...

Enquanto limpar a área debaixo da copa de um pinheiro, durante 25 anos, (vida média da árvore), custar mais dinheiro que o valor da venda do dito pinheiro dessa idade,as aldeias continuarão sempre negras!!!

Majo disse...

~~
IMPRESSIONANTE!
UMA DOR DE ALMA...
EXCELENTE FOTO, FRANCISCO.-
OBRIGADA
~~~~

A Nossa Travessa disse...

Meu caro Chicamigo

Tal como havia anunciado atempadamente acabo de publicar na «Nossa Travessa» o texto n.º 7 da saga É DIFÍCIL VIVER COM UM IRMÃO MONGOLÓIDEcujo título é Um chefe de esquadra à rasca. E podes crer que está mesmo…

Depois volto para comentar…

Graça Sampaio disse...

Muito triste!