terça-feira, 5 de julho de 2016

"Buracas de Casmilo"





















"Buracas de Casmilo" é a designação atribuída a uma impressionante formação geológica existente nas proximidades da povoação de Casmilo (freguesia do Furadouro, concelho de Condeixa a Nova). 
O que, nos dia de hoje, se pode ver e admirar no local corresponde, segundo se pode ler aqui, "ao que resta de várias salas de uma gruta existente no interior do monte, resultando do abatimento da parte central de uma conduta que deixou a descoberto as suas partes laterais extremas", fenómeno que, fiquei agora a saber,  é designado por "incasão".
Se não cabe ao leigo em geologia validar ou invalidar uma explicação para a génese do fenómeno, ninguém está impedido de se deslumbrar perante as maravilhas da natureza. E é mesmo uma maravilha a que podemos ter perante os nossos olhos, indo ao local.
(Nota: O acesso ao local, a partir da povoação de Casmilo, pode fazer-se a pé, ou de carro. O acesso à povoação de Casmilo faz-se através da M609. Uma simples pesquisa no "Google maps" usando a palavra "Casmilo" fornece as indicações necessárias para quem esteja interessado numa visita ao local.)

1 comentário:

Majo Dutra disse...

~~~
De facto, muito interessantes, Francisco!
Só calcários possibilitam formações deste tipo.
Fui pesquisar e soube que são aproveitadas por jovens,
na prática de desportos.
Fotos de um grande admirador da natureza...
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~