sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Amarelo, a cor de um fiasco


Se uma imagem vale mais que mil palavras, esta (tirada daqui) que retrata a manifestação dos "coletes amarelos" em Lisboa (três ou quatro dezenas de manifestantes cercados por umas tantas dezenas de polícias) é bem significativa do fiasco em que se traduziu a convocatória.
Fiasco que não é, porém, exclusivo dos promotores manifestação. De facto, o fiasco é também partilhado pelos órgãos de comunicação social, quer pela cobertura dada à marcação e à preparação da manifestação, quando era perfeitamente claro que as reivindicações de um grupo anónimo não podiam sequer ser levadas a sério, tão estapafúrdias elas eram, quer pela atenção dada a pequenos grupos de indivíduos que pouco mais faziam do que atravessar passadeiras para atrapalhar o trânsito. A título de exemplo veja-se a imagem infra (daqui).

Em abono da verdade, deve acrescentar-se que a cobertura dada pelas televisões às várias  manifestações grupusculares também teve algum mérito. Realmente, o facto de as câmaras de televisão não conseguirem esconder a escassez de participantes, foi, sem dúvida, de molde a não encorajar outros potenciais manifestantes. Quem é que, perante cenários tão deprimentes, quando encarados do ponto de vista dos participantes, também haveria de querer fazer figura de idiota?

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Os anéis de Saturno


"Saturno a perder os anéis" só pode ter uma explicação: com o mesmo grau de certeza com que, designadamente, Marcelo e Cristas, nos garantem, a propósito de tudo e de nada, também eu afianço que, neste caso e uma vez mais, "o Estado falhou". E tratando-se de tão espectaculares anéis, sinto-me perfeitamente à vontade para proclamar que falhou clamorosamente.

(imagem daqui)

sábado, 22 de setembro de 2018

"No melhor [?] pano cai a nódoa" ?

«Presidente da Associação Sindical de Juízes é coautor de acórdão da "sedução mútua"»
Melhor pano ? Se calhar, não.
(Notícia e imagem daqui.)
(Autoria da imagem: Fernando Fontes/Global Imagens)

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Trabalhos de campo (46): felosa-musical

 


Felosa-musical (Phylloscopus trochilus L.)
Família: Phylloscopidae:
(Local e data do avistamento: Parque da Paz - Almada; 21 - Setembro - 2018.)
(Clicando nas imagens, amplia)

O "Expresso" noticia?

- Desconfia.
De facto, como se prova  com "acordo" noticiado no último sábado (v. imagem supra), é mesmo caso para desconfiar. E, infelizmente, os casos são cada vez  mais frequentes.

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Um animal benevolente




Estátua de Qilin colocada em frente da "Galeria da Benevolência e da Longevidade" no Palácio de Verão (Yiheyuan) em Pequim.
Animal lendário, com cabeça de dragão, cauda de leão, cascos de boi, armação de veado e com todo o corpo revestido com escamas, o Qilin, é considerado, na mitologia chinesa, como um animal benevolente, com poder para repelir e castigar o mal.
Com um aspecto tão feroz, quem diria?

domingo, 2 de setembro de 2018

Grande Muralha da China

Estando na China, turista que se preze, dificilmente deixará passar a oportunidade de visitar a Grande Muralha. Trata-se, indiscutivelmente, de uma obra grandiosa, classificada muito justamente como Património da Humanidade pela UNESCO.
Dispenso-me de escrever algo sobre ela até porque as causas que estiveram na origem da sua construção bem como os números que traduzem a sua grandeza são bem conhecidos ou facilmente acessíveis através duma simples pesquisa na internet.
Limito-me, por isso, a publicar umas quantas fotografias obtidas num ponto em que a Muralha é visitável, no Sector de Badaling.
Espero que lhe agradem.









sexta-feira, 13 de julho de 2018

Trabalhos de campo (45): Gaio-comum juvenil

Juvenil de Gaio-comum (Garrulus glandarius L.)
(Local e data: Parque da Paz - Almada; 13 - Julho - 2018)
(Clicando na imagem, amplia)

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Aldeias de luto

Na imagem, uma aldeia na serra do Açor por onde o fogo passou e onde permanece bem viva a memória dessa passagem devastadora.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Que gente complicada !

 
Igreja Fruto da Oliveira ? Será que esta gente não sabe que o fruto da oliveira  tem o nome  de azeitona?  Se sabe, como é suposto,  para quê complicar o que é simples ?  Qual o problema em optar pela designação bem mais esclarecedora de "Igreja da Azeitona"?
O fruto da oliveira gostará, imagino eu, que o tratem pelo seu próprio nome.  Ou será que não? Quem sabe?

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Marcas do tempo

Figura de sereia pintada (por autor desconhecido) sobre rocha calcária nas arribas do Cabo Espichel onde são evidentes as marcas deixadas pelo decorrer do tempo que, como se vê, nem a beleza poupa.  O que não é propriamente uma novidade. Hélas!
(Local e data: Cabo Espichel; 21 - Maio - 2018)

sábado, 19 de maio de 2018

Coisas & loisas: religiosidade popular


Um simples oratório, ou talvez não mais que um abrigo contra intempéries, na freguesia de Portela do Fojo - Machio (concelho de Pampilhosa da Serra). Entregue à guarda do Arcanjo São Miguel, diria eu, se é que não estou errado sobre a identificação do figurado na imagem exposta.

domingo, 18 de março de 2018

Fábula da rã que queria ser boi

Em nova versão, em homenagem a Assunção Cristas, aspirante a líder do "centro-direita" e  a futura  primeira-ministra.
(Na imagem:  Cartoon de António, com o título "O efeito do crescimento", publicado no "Expresso" de 17 - Março - 2018 - edição impressa)

sábado, 10 de março de 2018

Um balde de água fria

Uma Assunção Cristas de cabeça quente a pontos de escaldar (“Sim, é possível disputar a primeira liga!”;“Eu vejo-me como primeira-ministra”) estava mesmo a pedir este balde de água fria: o CDS em eleições legislativas não vai além de 5,4% das intenções de voto, segundo esta sondagem
Publicada nas vésperas do congresso do CDS, será que ainda veio a tempo de lhe atalhar a megalomania? Duvido.
(Créditos da imagem :FERNANDO VELUDO / NFACTOS. Daqui)

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018