segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Oportunismo em forma de sermão

Se bem entendi o habitual sermão do Prof. Marcelo proferido, ontem à noite, na TVI, o que o PSD tem a fazer é  "chumbar" a moção de censura anunciada pelo Bloco de Esquerda, posição que a liderança do partido deveria ter logo anunciado. Outra decisão seria impensável, pois, no dizer do Professor, os termos em que a moção vai ser apresentada são não apenas de censura ao Governo, mas também de censura ao PSD enquanto co-responsável pela aprovação do Orçamento para 2010, por via da sua abstenção. Além de que outra posição não seria coerente, uma vez que foi em nome das dificuldades que o país atravessa que o PSD chegou a acordo com o Governo para viabilizar o Orçamento de Estado e a situação de crise ainda não foi ultrapassada. Nestas circunstâncias, permitir a aprovação da moção não seria bem compreendida pela generalidade dos portugueses, nem faria sentido. E, de facto, não faz.
Marcelo defende, no entanto, que lá para o fim do ano, por ocasião da discussão do Orçamento para 2012, se a crise da dívida soberana tiver sido, entretanto, debelada e se a execução orçamental tiver corrido bem, então sim será boa altura para derrubar o Governo. E justifica-se com "boas" razões: o derrube do Governo, nessa altura, seria a  forma de, por um lado, não permitir que Sócrates e o PS se viessem aproveitar do bom desempenho das contas públicas e da ultrapassagem da situação de crise e de evitar, por outro lado,  que Passos Coelho venha a ser levado na enxurrada de um qualquer (Rui) Rio, conhecida que é a impaciência que grassa nas hostes laranjas para chegar ao poder.
Claro que o Prof. Marcelo embrulha toda esta conversa em considerações sobre os interesses do país, interesses que, todavia, não vejo. O mais que consigo descortinar, nas suas palavras, é uma lição de oportunismo político.

4 comentários:

Anónimo disse...

Marcello não é outra coisa que um entertainer profissional,

eventulamente mui inteligente,

que passeia as suas diatribes ao sabor de uma conveniencia e irresponsabilidade,

que as pessoas toleram

mas nunca as seguiram, casos em que se candidatou a algo...

Anónimo disse...

Pois é o BE lança uma moção a um mês de distancia, o psd lança-a com um "lá para o fim do ano".

DOCTOR NO, NO, NO VIEGAS NO PLEASE- JUST SAY NO disse...

olhe que não olhe que não

como o outro diz

eventulamente mui inteligente,

é um homi de eventus e lamentos

eventu lamente...
é o novo velho do RESTELO

mas o velho do restelo

que chamava a atenção para si mesmo

não tinha uma certa razão?

é uma questão de visão?

ou de falta dela?

Francisco Castelo Branco disse...

eu acho que so mesmo no OE 2012 é que o PSD deve tomar uma posição sobre o assunto, mas se salva o governo agora fica refem de uma posição e ai poderá ser acusado de criar instabilidade