sexta-feira, 25 de março de 2011

Compra de votos

A coligação negativa (PSD,CDS, PCP, BE e PEV) voltou a funcionar, desta vez, para revogar o actual sistema de avaliação de desempenho dos professores, mesmo sabendo os partidos da oposição que não é possível implementar um novo sistema de avaliação, antes do início do novo ano escolar.
 Em anteriores iniciativas idênticas, o PSD sempre serviu de obstáculo à obtenção deste resultado. Agora, em vésperas de eleições, é o PSD quem toma a iniciativa.
O deputado Pacheco Pereira (PSD) que votou ao lado dos deputados do PS, contra a revogação do sistema de avaliação, diz que o seu partido agiu por populismo. Estou de acordo se por populismo se entender  "compra de votos", porque é disso que verdadeiramente se trata. Impõe-se, em nome do rigor, "chamar os bois pelos nomes" para não restarem dúvidas. 
A este respeito, também se pode aplicar ao PSD a expressão "coluna vertebral dum caracol" atribuída por Miguel Portas a Passos Coelho, no vídeo reproduzido no post anterior, a propósito das suas posições sobre o PEC, porque a situação é idêntica: no PSD muda-se de posição com a mesma facilidade com que se muda de camisa. Prefiro, no entanto, a expressão "consistência dum molusco", pois o caracol, embora sendo molusco, sempre tem uma concha externa que lhe dá alguma consistência. O PSD e Passos Coelho, pelos vistos, nem isso. 

Sem comentários: