sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Um caso de dupla personalidade

Passos Coelho, enquanto líder do maior partido da oposição recusou viabilizar o PEC IV, com a justificação de que não era aceitável impor mais sacrifícios aos portugueses.  A consolidação das contas públicas, dizia então Passos Coelho, tinha que passar pelos cortes na despesa do Estado, para ele, demasiado "gordo".
Empossado como primeiro-ministro, o mesmo Passos Coelho descobriu um "desvio colossal" nas contas públicas, desvio que, garantiu, seria colmatado com medidas pelo lado da receita (1/3) e com cortes na despesa (2/3).
Ficámos hoje a saber, durante a entrevista dada pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, à TVI que, afinal, não vai haver corte nas "gorduras" do Estado. Todo o esforço para se atingir o défice acordado com a troika para o corrente exercício (5,9%) vai ser feito pelo lado receita, com aumentos "colossais" nos impostos (sobretaxa extraordinária que leva 50% do subsídio de Natal, IVA, para já, sobre a electricidade e sobre o gás, a saltar de 6% para 23%) com aumentos brutais nos transportes públicos e o mais que adiante se verá. Gaspar, apresentado como um "geniozinho", foi hoje incapaz de enunciar uma única medida com algum significado pelo lado da despesa.
Ou seja, o que ontem era intolerável para Passos Coelho (mais sacrifícios) é, com ele a governar, o pão nosso de cada dia. 
Quer isto dizer o quê ? Que Passos Coelho,  ao dizer uma coisa e ao fazer o seu contrário, não passa de um aldrabão ?
Não creio. Antes me parece que estamos perante um caso sério de dupla personalidade: Passos diz, Coelho faz, ou vice-versa e, pelos vistos, não dão cavaco um ao outro.  

3 comentários:

Anónimo disse...

Discordo. Parece-me simplesmente mais um aldrabão...

Anónimo disse...

A dupla personalidade não lhe deu para outra coisa senão assaltar os nossos bolsos . Porra estou farto !
Farense

Anónimo disse...

O buraco da Madeira (uma pequena ilha no Atlântico) está a dar cabo de nós quem diria ? Porque não entregam aquela coisa já ao Jardinismo de uma vez,e a gente ficávamos livres daquele pesadelo !
Entretanto a dupla personagem deste herbívoro que nos governa vai-nos comendo a ervinha toda. Postman - 1