quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

"Abstenção burra"

«O PSD votou contra o Orçamento do Estado de 2016 na generalidade. Na votação final fará o mesmo. Mas entretanto para a especialidade, quando o OE se discute artigo a artigo, decidiu duas coisas: primeira, não apresentará nenhuma proposta de alteração; segunda, abster-se-á face a todas as propostas de alteração que forem apresentadas venham da esquerda ou da direita.

Argumento do PSD para se abster sempre: assim o PS, se quiser que propostas à sua esquerda sejam chumbadas, terá mesmo de votar contra essas propostas. Não poderá apenas abster-se contando com um voto contra do PSD para as chumbar. Isto supostamente criará problemas dentro da "geringonça", acha o PSD.

(...)[ Só que] abstendo-se o PSD ou não se abstendo, isso nunca irá retirar ao PS o ónus de ser ele a chumbar propostas vindas da sua esquerda. O resultado final será sempre o mesmo. O PS, porque está no meio da balança, é que decide para que lado esta se inclina. E isto não é só política. É aritmética também - e da mais simples. E sendo também aritmética menos se percebe esta decisão do PSD. Parece que não sabe somar 2+2.

Já conhecíamos a "abstenção violenta" do PS de António José Seguro no primeiro Orçamento de Passos Coelho, em 2011.(...)

Agora, porém, temos outra abstenção, que é a abstenção burra: a abstenção de quem não sabe aritmética simples; a abstenção de quem não consegue propor uma agenda política alternativa apresentando alterações ao Orçamento do Estado; a abstenção de quem é muito contra o OE mas depois não tem posição quando os artigos se vão discutindo.»
(João Pedro Henriques: "Da abstenção violenta à abstenção burra" Na íntegra: aqui. Destaque meu)

1 comentário:

Majo disse...

---
De laranjas, passaram a rubros de cólera,

pelo que, perderam a faculdade de pensar.

Andam a dizer que agora foi assim, porém,

pior será, quando o PCP e Bloco puxarem

o tapete a AC...

Ainda são incapazes de controlarem-se e

manifestar dignidade, mesmo nos blogues.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~