quinta-feira, 6 de julho de 2017

Tropa-fandanga *

«(...)
Neste preciso momento, os oficiais não têm qualquer legitimidade para protestar. Pelo contrário, o Exército deve um pedido de desculpas ao país por ter falhado na mais básica das mais básicas das suas funções. O que o país precisa destes militares não é de oito páginas de paleio pseudo-patriótico para justificarem o cancelamento do que seria um vergonhoso ato de indisciplina. O país precisa de explicações muito claras sobre o que aconteceu em Tancos e só o Exército as pode dar. Talvez o facto de uma manifestação de militares fardados numa democracia consolidada ter passado pela cabeça destes oficiais ajude a explicar a balda instalada e este assalto tão absurdo que me parece mal contado.
Seguramente os portugueses serão solidários com as queixas dos militares perante os cortes absurdos que se continuam a fazer nos vários sectores do Estado, da saúde à educação, da segurança social à defesa. Desde que isso não sirva para o Exército atirar para longe as suas próprias responsabilidades. Primeiro expliquem-se, depois protestem. Primeiro mostrem algum sinal de vergonha perante o que aconteceu, só depois a indignação.»

(Daniel Oliveira, "Carta de uma tropa-fandanga " in Expresso Diário de 05/07/2017. Via onde poderá ser lido o texto na íntegra)

*Na verdade, com muito de fandanga e pouco ou nada de tropa.

2 comentários:

Majo Dutra disse...

Não conheço o trabalho deste jornalista, mas parece-me haver uma boa dose de charlatanismo nesta peça.
Qualquer militar - de soldado a general - sabe que não pode participar em manifestações de cariz político e, pior, organizá-las.
A exoneração de oficiais é um ato muito doloroso que devia merecer o maior respeito, até o esclarecimento dos fatos.
Nem o exército está livre da sabotagem altamente especializada...
Porém, a suspeita de golpe de estado perpetrado pela direita é justificável.
Parece-me sensato não ceder a boatos, permanecer dignamente silencioso e atento ao desenrolar dos factos.
Saudações democráticas com um beijo amigo, no Dia Internacional do Beijo.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Francisco Clamote disse...

Ando mesmo distraído. Não sabia que hoje era o Dia Internacional do Beijo. Um beijo também para si.