domingo, 20 de outubro de 2019

Na Ilha dos Picos (I)








Geossítio localizado no Pico Ana Ferreira, Ilha de Porto Santo (na epígrafe designada por "Ilha dos Picos" em homenagem aos numerosos picos que dominam a sua paisagem) em que se destaca a estrutura colunar, com origem vulcânica, designada por disjunção prismática (informação recolhida no local).

2 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Esta é certamente a manifestação mais espetacular que em Portugal existe de solidificação do basalto sob a forma de colunas prismáticas, mas não é a única, de maneira nenhuma.

Na ilha da Madeira, na foz da ribeira do Faial, pelo menos, também existe um fenómeno idêntico de disjunção em colunas prismáticas.

Nos Açores, a Rocha dos Bordões, na recentemente martirizada (pelo furacão Lorenzo) ilha das Flores, apresenta também uma admirável formação idêntica.

Até no Continente, bem perto de Lisboa, existem formações do mesmo tipo, embora sejam consideravelmente mais modestas. É o caso, sobretudo, do Penedo de Lexim, no concelho de Mafra. Também o Cabeço de Montachique, no concelho de Loures, que fica sobranceiro à auto-estrada A8, parece ser ele mesmo constituído por colunas prismáticas de basalto. Quem sabe, até, se a própria cidade de Lisboa, cujo subsolo é predominantemente basáltico, não estará construída sobre prismas semelhantes a estes?

Francisco Clamote disse...

Fernando Ribeiro, muito obrigado pelo seu esclarecimento.