segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Passado presente

Em Idanha-a-Velha


mapa da povoação
legenda

breve informação
Idanha-a-Velha é uma pequena povoação com cerca de oito dezenas de habitantes (segundo informação recolhida localmente) integrada no concelho de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco. Faz parte das Aldeias Históricas de Portugal. Ergue-se na área outrora ocupada por uma cidade de fundação romana (séc. I a.C.) integrada na Civitas Igaeditanorum. Teve o seu apogeu no período visigótico durante o qual foi criada a diocese de Egitânia com sede na povoação, sede que ali permaneceu  até a sua transferência para a cidade da Guarda em 1199. Esteve sob ocupação árabe, altura em que a  Catedral da Idanha-a-Velha (agora Igreja de Santa Maria, embora a população local continue a designá-la por Sé - imagens abaixo) foi transformada em mesquita. A povoação foi tomada aos árabes durante a época da Reconquista por D. Afonso III, rei de Leão e mais tarde doada por D. Afonso Henriques aos Templários, doação confirmada por D. Sancho I. Datará desse período a construção da torre designada por Torre dos Templários ou Castelo de Idanha-a-Velha, (imagem infra) erigida sobre o podium dum antigo templo, na zona do forum romano.
D. Sancho II concedeu-lhe  foral em 1229, e um novo foral foi-lhe atribuído por D. Manuel I, em 1510.
A povoação conserva importantes vestígios do passado. Daí que não seja surpreendente que o conjunto arquitectónico e arqueológico de Idanha-a-Velha esteja classificado como monumento nacional. Particularmente importantes são os vestígios da época romana, designadamente os panos da muralha onde se integra a porta norte (imagem em baixo), a ponte sobre o rio Pônsul e o podium já acima mencionado. Verdadeiramente excepcional é, no entanto, a meu ver, o conjunto de lápides funerárias e votivas de que se reproduzem (em baixo) quatro exemplares, acompanhadas das respectivas transcrições e traduções que, importa referi-lo, foram por mim copiadas no local da exposição.
(Nota: para obter informação mais detalhada, o leitor pode consultar os sítios para que remetem os  links supra)

imagens












porta norte da muralha romana


(igreja de Santa Maria, ou Sé)

(porta lateral da igreja de Santa Maria)
(torre dos Templários) 

(igreja matriz)

(pelourinho)

lápides

C(aio) CVRIO PVLLI F(ilio) / QVIR(ina tribu) . FIRMANO /  ANN(orum) LXIII. CVRIA / VITALIS MARITO / OPTIMO ET SIBI . F(aciendum) C(uravit)
(A Gaio Cúrio Firmano, filho de Pulo, da tribo quirina, de 63 anos. Cúria Vital mandou fazer para si e para o marido óptimo)


MARTI / FLAVIVS/ IGAEDIT(anorum) / LIB(ertus) / ARISTON
(A Marte, Flávio Ariston, liberto dos igeditanos)


VICTORIAE 
MAVRO MARCI
 F(ilius) V(otum) L(ibens) S(olvit)
(A Vitória, Maurião, filho de Marco,  cumpriu a sua promessa de livre vontade)

C(aio). CAESARI AVGVSTI . F(ilio) PONTIF(ici) CO(n)S(uli) IMP(eratori) PRINCIPI . IVVENTVTIS CIVITAS IGAEDIT(anorum
(A Gaio César, filho de Augusto, pontífice, cônsul, imperator, príncipe da juventude, a Cidade dos Igeditanos)
(Clicando nas imagens, amplia)

2 comentários:

A.R. disse...

Muito interessante. Obrigado.

Francisco Clamote disse...

Bem haja pelo cumprimento.