quinta-feira, 13 de março de 2025

Aguiar-Branco, o émulo de Ventura

Confesso que depois de ter conhecimenro da afirmação do presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, segundo o qual "Pedro Nuno Santos fez pior à democracia em seis dias do que André Ventura em seis anos", à primeira não quis acreditar que fosse possível que da boca do actual presidente da Assembleia da República pudesse ter saído tamanho dislate. Infelizmente, porém, sou forçado a admitir, tantas são as confirmações, que a afirmação é verdadeira, facto que força a conclusão de que, em matéria de falta de decoro, Aguiar-Branco não fica a dever nada a André Ventura. É caso mesmo para se ficar sem saber quem é o mestre e quem é o pupilo.

A afirmação e o comportamento de Aguiar-Branco é, neste caso, tanto mais censurável e surpreendente quando é certo e sabido que se não fossem os bons ofícios do PS e do seu secretário-geral, Pedro Nuno Santos, que tomaram a iniciativa de ultrapassar o impasse a que se chegara, no início da legislatura, na eleição para a presidência da Assembleia da República, Aguiar-Branco ainda hoje estaria à espera de se sentar na cadeira que ocupou ao longo de um ano. Mal empregada cadeira! 

(Aguiar-Branco, o émulo de Ventura e o mal-agradecido)

Nojo!

 «De "corista do Chega" a "menino do papá" ou "charlatão", PS e Pedro Nuno Santos foram os alvos de um Conselho Nacional do PSD reunido à porta fechada.» (Fonte).

Está visto que, durante um ano, fomos governados por gente sem um pingo de vergonha.

Decência deve ser termo que tal gente desconhece.

Nojo!

quarta-feira, 12 de março de 2025

Para mais tarde recordar...

Em boa hora caiu (finalmente) Montenegro, um primeiro-ministro que, sabe-se hoje, não é merecedor de confiança.
E, felizmente, caiu também um governo que, não fora a criancice e a teimosia de Marcelo Rebelo de Sousa, nem sequer teria nascido. 
Marcelo é, fora de toda a dúvida, o principal responsável por toda a instabilidade que o país venha a conhecer. Dissolver a Assembleia da República, quando existia uma maioria parlamentar de um partido (o PS) disposto a apresentar uma nova personalidade com prestigío para o exercício do cargo de primeiro-ministro e em condições de sustentar um novo governo, não lembrava ao diabo. Lembrou-se disso  Marcelo: uma garotada (para não ir mais longe) que está a sair cara ao país e mais caro vai custar.

terça-feira, 11 de março de 2025

Tirando o cavalinho da chuva...

 

"Iniciativa Liberal anuncia que vai sozinha às eleições legislativas"
Alguma comunicação social tinha adiantado a hipóteste de a IL poder disputar as próximas eleições legislativas em coligação com a AD.  A ser verdade ter sido ponderada essa hipótese, a decisão ora anunciada traduz-se num claro arrepiar de caminho. Percebe-se a decisão, sem grande esforço, considerando o que hoje aconteceu, com a derrota da moção de confiança apresentada pelo governo Montenegro e a consequente queda do mesmo governo. Nesta altura, a aposta numa coligação liderada por um Montenegro sem pinga de credibilidade, não seria um suicídio, mas andaria por lá perto. Seja como for, do que não há dúvida é que a IL foi rápida a "tirar o cavalinho da chuva".
(Citação e imagem: daqui.)

segunda-feira, 10 de março de 2025

Cuidado, não se queime !

 A integridade de Montenegro enquanto gestor da coisa pública não está em causa” (Armindo Monteiro, presidente da CIP) (fonte)

Tem a certeza? Põe mesmo as mãos no lume?

-Cuidado não se queime!

Nariz entupido ?

 Tudo indica que sim. De facto, parece que o Ministério Público ainda não deu conta que anda no ar um forte cheiro a esturro!

O mais estranho é que, segundo aqui se alega, o entupimento já vem de longe. E, mais estranho ainda é que, aparentemente, é intermitente. Depende do lado donde sopra o vento. 

sexta-feira, 7 de março de 2025

"Assim falou Zaratustra "...

...ou alguém por ele, visto que o próprio, por razões sabidas, não chegou a ter conhecimento do caso:

"É normal queimar-se quem se mete em assados."

Manifestamente, Montenegro não conhecia o "provérbio"

(Imagem daqui)

terça-feira, 4 de março de 2025

Antes a queda que a verdade

"O ministro Pedro Duarte avisou que o executivo ainda poderá apresentar uma moção de confiança. Pedro Nuno Santos anunciou esta segunda-feira que vai pedir uma comissão parlamentar de inquérito (CPI)"(fonte)
A afirmação do ministro demonstra que a queda do governo na sequência da derrota (anunciada) da moção de confiança que o governo venha a apresentar é, para Montenegro, preferível à constituição da Comissão Parlamentar de Inquérito onde há a possibilidade de averiguar para que serviu, efectivamente, a constituição da "Spinumviva".
Compreende-se que assim seja: é que, neste caso, a verdade para Montenegro é a morte (política) do artista.

segunda-feira, 3 de março de 2025

Quem é que precisa duma "Spinumviva" ?

Seguramente que não é a SOLVERDE:
A Solverde tem cinco juristas a tempo inteiro e é assessorada por duas sociedades de topo” (Francisco Rodrigues dos Santos, antigo líder do CDS-PP) (Fonte)
A pergunta tem uma resposta. Óbvia. Que Montenegro não quer dar, mas está à vista.
O caso, aliás, cheira tão fortemente a esturro que se estranha que o Mº Pº não tenha ainda tomado a iniciativa de deslindar o caso, como é sua obrigação. Na falta de explicações cabais por parte de Montenegro (até estou convencido que ele não está em condições de as dar, sem se prejudicar) é evidente que o Mº Pº tem de agir, pois o Governo da República, por exclusiva actuação de  Montenegro, está sob suspeição. Séria e que durará até completo esclarecimento do caso. 

domingo, 2 de março de 2025

Suicídio político ?

Vimos ontem o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, a anunciar que o seu partido tomou a decisão de apresentar na AR uma moção de censura ao governo do, agora publicamente confirmado espertalhão, Montenegro, sabendo antecipadamente que tal moção tem chumbo assegurado.

Montenegro tem todos os motivos para agradecer, visto que o governo com o chumbo do moção de censura, considera-se dispensado de apresentar a moção de confiança (com que ameaçou a oposição), moção que, sabe-se, seria também chumbada, o que levaria à queda do governo.
Temo, porém, que tal decisão venha a ter consequências bem nefastas para o PCP, pois tem todos os condimentos para contribuir para acelerar a sua marcha para a irrelevância política. Não será ainda caso para falar de suicídio político, mas é mais um passo nesse caminho.das as reaçõe

domingo, 16 de fevereiro de 2025