segunda-feira, 13 de setembro de 2010

As intoxicações de PPC **

Garante Passos Coelho que o PSD defende, que em bens sociais tão importantes como a educação, como a saúde, os sistemas sejam universais e gerais (*), adiantando que houve "uma intoxicação que fez efeito, lançada um bocadinho pelo PS".
Começando por esta afirmação, ainda que se admita, com Passos Coelho, que existiu  a tal  "intoxicação", forçoso é concluir que, se o PS, nas suas próprias palavras, só é "um bocadinho" responsável pelo fenómeno, ficou por esclarecer a quem cabe a maior responsabilidade, matéria sobre a qual nem ele, nem ninguém pode ter qualquer hesitação. Sabendo-se que partiu dele e do seu partido a iniciativa da divulgação da proposta de revisão constitucional em matérias como os despedimentos, a educação e a saúde, só pode tirar-se a ilação de que a responsabilidade maior cabe aos que tiveram essa iniciativa (Passos Coelho e PSD). E, se dúvidas houvesse a este respeito,  as polémicas que surgiram entre os próprios membros da comissão de redacção, quer quanto a aspectos substanciais, quer quanto ao modus faciendi, para já não falar das reacções de vários outros militantes, seriam suficientes para as afastar.
Sintomaticamente outras afirmações proferidas por Passos Coelho na mesma circunstância são de molde a  lançar mais confusão e logo a contribuir para mais intoxicação. De facto, se como afirma, o objectivo do PSD "é que aqueles que têm mais dificuldades, que provêm de classes de rendimento mais baixas, que esses possam manifestamente ser mais apoiados", não dá para perceber por que razão Passos Coelho faz tanto finca fé na recusa da fixação de um limite para as deduções, para todos os escalões, em sede de IRS, das despesas de saúde e de educação, que o Governo pretende introduzir, quando se sabe que a limitação, de acordo com o que tem sido anunciado, afectaria apenas as classes com rendimentos mais elevados, que são, sem margem para dúvidas, as mais beneficiadas com o actual regime.
Quem são, afinal, os "pobrezinhos" do PSD ?
*Aditamento:
Mesmo nesta matéria, pelos vistos, Passos Coelho, tem dias. Fruto de mais uma intoxicação ?
(**Título reeditado)

Sem comentários: