terça-feira, 21 de agosto de 2012

Os "fretes" de Marcelo

A "argolada" de Marcelo Rebelo de Sousa ao atribuir a Sócrates, durante a última homilia dominical na TVI, a criação da sobretaxa de 50% sobre o subsídio de Natal, em 2011, começou por ser glosada das mais diversas formas nas redes sociais, incluindo nos blogues. No entanto, na imprensa, manifestamente às ordens deste governo, só encontrou eco,tanto quanto me dei conta, na pena de Ferreira Fernandes que trata o caso com a habitual fina ironia, em crónica no DN, a merecer integral transcrição:

"No domingo, na TVI, surpreendendo quem pensava que ele ia falar dos cortes nos subsídios, o professor Marcelo deu a tática ao FC Porto. Disse: "Onde se vai buscar pontos para ganhar o campeonato? Há duas fórmulas. A fórmula Benfica e a fórmula FCP corrigida. A fórmula Benfica é essa de que se fala, foi o que o Benfica fez para ganhar o campeonato no ano passado, quando foi buscar 50% de pontos a todos os clubes. Isto é a fórmula Benfica. O que é que tem a seu favor? Já passou na Federação. Se a Federação já aprovou um campeonato ao Benfica, agora é só dar o dobro de pontos ao Porto. Bom. Depois, há a fórmula FCP corrigida: em vez dos outros clubes perderem os dois jogos, é só perderem nas Antas e depois o resto é para ser repartido por todos. E, portanto, o Pinto da Costa tem de optar ou por aderir à tese Benfica - o que não deixa de ser irónico, porque os portistas disseram as últimas do Luís Filipe Vieira - ou à tese do FCP corrigida. A segunda é mais justa e por uma razão: o Porto não ganha um campeonato há anos..." Aí, Judite de Sousa interrompeu: "Há aqui algo que me está a fazer confusão. Não tenho ideia de que ganhou o Benfica." Marcelo: "Então, não?!" Judite: "Quando?" Marcelo: "No... no... ano passado. Não se lembra?" Judite: "Nos dois últimos anos quem ganhou foi o Porto." Marcelo: "Foi?!!!"... - Isto aconteceu (mais ou menos) no domingo passado. No próximo, o professor vai falar da vitória da Alemanha na II Guerra Mundial."
****
Constato, porém, que, quer Ferreira Fernandes, quer os demais comentadores do caso, tanto quanto me foi dado aperceber, passam ao lado do que, do meu ponto de vista, é o mais censurável na abordagem do tema por parte do prof. comentador Marcelo.
É que, este, ao reconhecer, no final da "homilia", que tinha metido os pés pelas mãos, acabou, é certo, por admitir que aquela medida tinha sido tomada pelo Coelho. Mas a medida que era, para Marcelo, censurável, enquanto perorava sobre o assunto e a atribuía a José Sócrates, passou a ser uma boa medida, digna até de merecer a sua concordância, logo que atribuída ao Coelho.
Se isto não é desonestidade intelectual, não sei que outra coisa lhe chamar.
Será que uma eventual candidatura ao Palácio de Belém justifica tudo, incluindo os "fretes" (não sei se encomendados, ou não) que Marcelo semanalmente vem fazendo ao Coelho?

2 comentários:

Evaristo Ferreira disse...

Caro Francisco, o Marcelo aposta no Coelho, e este, por sua vez, aposta na Aldeia da Coelha e na caça aos subsídios. Passos transformou-se num subsidiodependente, quer sacar os nossos subsídios.
E nós vamos tirar chumbo ao Coelho.
Força.

folha seca disse...

Caro Francisco Clamote
De tanto quererem atirar as culpas para cima do sócrates, até se convencem que o mal que fizeram, não foram eles foram os outros. Aí parece-me que a Judite esteve bem.
Abraço
Rodrigo