terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Um relógio que é o perfeito símbolo de um fracasso


Ainda de que não tenha passado de mais um fait divers tão ao gosto de Paulo Portas, a inauguração do relógio em contagem decrescente para assinalar o fim do programa de ajustamento, não pode deixar de ser vista como a forma encontrada pelo irrequieto e (ir)revogável Portas para mostrar o quão "patriótico" é este governo que tão "ansioso" está em ver a troika pelas costas. 
Infelizmente, para Portas e para este governo, a mensagem transmitida pelo relógio pode ter outra leitura. Pode e tem. É que, se a ânsia em ver a troika de partida corresponde ao verdadeiro estado de espírito do governo, e admito que sim, então teremos de concluir que o relógio de Portas é o perfeito símbolo do fracasso da política deste governo.
Explico-me:
Convém lembrar que este governo é formado por dois partidos (PSD e CDS) que não só reclamaram insistentemente a vinda da troika como tudo fizeram para que essa vinda se concretizasse. (Diga-se que, do ponto de vista deles, com razão, uma vez que a presença da troika e as suas exigências eram consideradas pelos dois partidos como altamente benéficas para o país, para além de poderem servir de justificação para as políticas que eles pretendiam tomar por conta própria.)
Se este governo está agora tão ansioso pela sua partida é porque, afinal, mesmo para os dois partidos da direita no poder, as medidas tomadas a coberto da troika não produziram os efeitos desejados, ponto sobre o qual nem parece legítimo ter dúvidas. Na verdade, em última ratio, a vinda da troika visava alcançar a consolidação das contas públicas e assegurar a sustentabilidade da dívida pública. Ora, nenhum destes objectivos foi alcançado: nem a meta do défice foi atingida, nem a dívida pública diminuiu. Pelo contrário, esta até cresceu exponencialmente. 
Sobram, para se ter uma ideia mais perfeita do fracasso deste governo, os efeitos perversos da política seguida, em nome da austeridade "redentora": empobrecimento do país e da sua população, destruição da economia; aumento do desemprego; aumento da desigualdade entre os cidadãos; falta de confiança na futuro; descrença nas instituições.
Estes alguns dos "louros" com que este governo de falhados se pode enfeitar. É o que o relógio de Portas está a dizer, segundo a segundo.
(Imagem daqui)

2 comentários:

Majo disse...

Paulo Portas diverte os jotinhas que se intitulam populares...

Estamos quase no Carnaval, a brincadeira deve fazer parte de festejos relacionados com esta quadra.

Vale a pena perguntar:
-- Então, porque ajudou ele a chumbar o Pec IV?

Bravo, Francisco! Gostei muito de voltar a ler o seu comentário, de sentir a sua ironia e inteligente parecer.

Francisco Clamote disse...

Majo, ironia e excelente, vejo eu no seu comentário.