terça-feira, 15 de julho de 2014

Que é feito do sucesso?

Estranhamente, numa altura em que o caso GES/BES está a ser um caso de sucesso mediático, com repercussões a nível mundial, a palavra "sucesso" desapareceu do léxico dos actuais governantes. Estranhamente, repito, até porque há outros sucessos dignos de nota, mas sem a merecida repercussão na opinião púbica. A começar pelo "sucesso" alcançado pelo governador do Banco de Portugal precisamente na gestão da crise do BES, como, muito a propósito, se salienta e demonstra aqui.
Mas há mais. Como notou o J Nascimento Rodrigues, no Facebook, "a dívida pública, na ótica de Maastricht, em final de maio, subiu (dados do BdP) para 135% do PIB (...) e os indicadores externos ligados à situação financeira global do país agravaram-se. A dívida externa (pública e privada) líquida subiu de 85% do PIB no trimestre de assinatura do resgate em 2011 para 106,8% do PIB no primeiro trimestre de 2014 e a posição líquida de investimento internacional (que avalia o saldo entre os ativos externos detidos por portugueses e os ativos em Portugal detidos por não residentes), que é negativa, agravou-se, naquele mesmo período, de 105,8% para 123,3%".
Aparentemente, com excepção do J Nascimento Rodrigues, ninguém se deu conta destes "sucessos".
Que este "governo de mosquitos"* não esteja interessado em propagandear tamanhos "êxitos" compreende-se perfeitamente. Que as oposições e os media, com a assinalada excepção, não se sirvam destes números para desmascarar a propaganda governamental, já é motivo para grande preocupação, pois, pelo menos à primeira vista parece que uns (os partidos da oposição) estão pouco atentos aos problemas reais do país e que os outros (os media) não estão a cumprir a sua função que é, antes de mais, informar. 

(*Ver explicação para a expressão no "post" anterior) 

1 comentário:

Majo disse...

~
~ ~ Um sucesso de corrupção!!

~ ~ Vamos de desespero em desespero...