domingo, 14 de dezembro de 2014

A propósito de suposições

Conto-me entre os que se revêem em muitas das políticas prosseguidas por José Sócrates enquanto primeiro-ministro e que, por isso, têm por ele admiração e respeito.  Sócrates não só tinha uma visão, a meu ver, correcta para o futuro do país, como, de facto, tudo fez para a concretizar no domínio da educação, da cultura, da ciência e inovação, das novas tecnologias e das energias renováveis. Os efeitos da sua política, enquanto primeiro-ministro, não se limitaram, porém, ao desenvolvimento económico, cultural e científico do país. Em boa verdade, até no plano dos costumes se fez sentir a sua acção e essa é, porventura, uma das razões que levam a que a direita retrógrada continue empenhada em atacá-lo furiosamente e de todas as maneiras e feitios. 
Não sei se a sua recente detenção se enquadra ou não no ataque continuado que a direita lhe tem movido a partir da altura em que José Sócrates assumiu o cargo de secretário-geral do PS e se apresentou, enquanto tal, a disputar eleições legislativas fazendo frente a Santana Lopes. Não sei, mas não descarto essa hipótese. De facto, a crer no que tem vindo a ser publicado em vários jornais, incluindo o "Correio da Manhã ", que (justa ou injustamente, goza da fama e, quiçá, também do proveito de contar com informadores fidedignos junto dos operadores de justiça) a constituição de José Sócrates como arguido e a sua consequente detenção, baseiam-se, não em indícios, mas em simples suposições. O que se escreve, de facto, é que os responsáveis processuais por aqueles actos (constituição de arguido e detenção) supõem que o dinheiro e os bens sob suspeita, se bem que titulados em nome de terceiro, são pertença de José Sócrates.
Custa a crer que actos de tal gravidade sejam praticados por agentes da justiça, com base em suposições. mas a ser verdadeira a informação veiculada pelos meios de comunicação social, tal significa que a justiça em Portugal, já de rastos, desceu a um nível tão baixo que só com uma vassourada será possível o retorno a um patamar de decência.
A confirmar-se a veracidade da informação, a detenção e o encarceramento de José Sócrates não só são motivo de perturbação individual e colectiva, como impõem que se reflicta com profundidade sobre o funcionamento  da justiça em Portugal e que se tirem dessa reflexão todas as consequências. 
Não estou à espera, como é evidente, que uma tal reflexão se faça enquanto este governo, com esta ministra da justiça, se mantiver em funções. Teremos que esperar que políticos com outra dimensão, com outras vistas (mais largas e diferentes) e com sentido de Estado, tomem conta dos destinos do país. Mais uma razão para despacharmos os anões que nos desgovernam, quanto antes. Ontem já era tarde.

7 comentários:

Graça Sampaio disse...

Subscrevo!!

Ju disse...

Palavra da salvação!!!

Majo disse...

~
~ ~ Muito bem, Francisco! ~ ~

~ Faltava-nos a opinião de alguém conhecedor dos caminhos labirintiformes da Justiça.

Francisco Clamote disse...

Tomara eu, Majo, ser capaz de deslindar alguns dos meandros da justiça. Manifestamente, não sou. No meu tempo era tudo bem mais simples. Pelo menos, é essa a noção que guardo dessa altura.

Abraham Studbaker disse...

Deixem lá estar os maganos!Vão mostrar,completamente,quem são e o que valem!O País fica vacinado para 40 anos.E ninguém tema:saír é que eles saem,ainda que lhes aconteça o mesmo que ao Rui Patrício,o magano dos Estrangeiros! Será a vez do Portas ir,enfim,à lavandaria!

Abraham Studbaker disse...

Deixem lá estar os maganos!Vão mostrar,completamente,quem são e o que valem!O País fica vacinado para 40 anos.E ninguém tema:saír é que eles saem,ainda que lhes aconteça o mesmo que ao Rui Patrício,o magano dos Estrangeiros! Será a vez do Portas ir,enfim,à lavandaria!

Anónimo disse...

Anda por ai muita gente a suspeitar, que a prisão de Sócrates faz parte de uma cabala, onde está metida a Caveira, governo, PGR, procurador e juiz. Na verdade é de estranhar que o processo tenha início em Braga e tenha sido a PSP e não a PJ a deter Sócrates no aeroporto. Pelo andar da carruagem as suspeições não vão ficar por aqui e Sócrates e bem capaz de ser suspeito de ser o portador do Ebola, Legionella e da Malaria. " José Sócrates é a versão portuguesa do Strauss Kahn. A ideia é humilhá-lo e destruí-lo junto de uma opinião pública pouco informada. E vingança dumas magistraturas vingativas e subservientes ao P"SD"... As mesmas magistraturas que nada fazem em relação a, por exemplo, Dias Loureiro, que safou Leonor Beleza do caso do sangue contaminado, que arquiva o escändalo dos submarinos...e por aí adiante... "Por: Carlos Brighton.
http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2014/07/a-maior-cabala-e-mentira-depois-de-74.html