quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O novo e desagradável retrato da América

A vitória de Donald Trump tem certamente muitas explicações que não tenho a pretensão de dilucidar. Olhando, no entanto, para o mapa com os resultados eleitorais, ainda que não definitivo, é dificil não concluir que há uma América que está para lá das belas fachadas da Costa Leste e da Costa Oeste. Uma América que é reacionária, racista, xenófoba, inculta e, direi mesmo, alarve e grosseira. Uma América que, se elegeu Donald Trump, é porque nele se revê. Sendo essa América maioritária, Trump é, por muito que desagradável que ela seja, a nova cara da América. E por muito que nos custe admiti-lo.
Hélas!
(imagem do Público)

5 comentários:

Manuel Rocha disse...

Que elementos convocaria para suportar a sua tese ?

Francisco Clamote disse...

Não estou a ver que haja necessidade de alinhar mais elementos para tirar a conclusão explicitada. Ainda que tal me desagrade profundamente, há alguma dúvida que Trump é a nova cara da América? Não foi ele o eleito?

Graça Sampaio disse...

Shame... shame... shame...

pvnam disse...

TRUMP - uma vitória da liberdade de expressão contra aqueles que já se consideram os Donos Disto Tudo (DDT's) - a alta finança (capital global).
.
O homem foi tratado pior que um criminoso: por todo o lado choveram comentadores políticos acusadores (marionetas ao serviço da alta finança - capital global)... e o homem não teve direito a um comentador de defesa!
.
.
NOTA A NÃO ESQUECER: aqueles que já se consideram os Donos Disto Tudo (DDT's) - a alta finança (capital global) -... estão apostados em dividir/dissolver as Nações... terraplanar as Identidades... para assim melhor estabelecerem a Nova Ordem Mundial: uma nova ordem a seguir ao caos – uma ordem mercenária (um Neofeudalismo).

LuísM Castanheira disse...

as pessoas da América profunda,rural e branca, zangaram-se com as elites corruptas, que as abandonaram na crise de sub-prime - mesmo o partido democrático -, e só pensaram em defender os bancos especuladores.
mesmo com a mídia a intoxicar deram
uma verdadeira pedrada no charco...
e é a democracia a funcionar...
a Europa que se cuide.