terça-feira, 27 de maio de 2008

A estupidez é que comanda a vida ?



Tem vindo a ser referido na imprensa que a cadeia de lojas Lidl havia decidido limitar as vendas de arroz a 10 quilos por cliente, restrição que entretanto terá sido levantada, na sequência da intervenção do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor que considerou (e bem) que aquela medida era alarmista e contraproducente, pois poderia levar ao açambarcamento e à subida especulativa do preço.
Dito isto, poder-se-ia concluir que tudo está bem quando acaba bem e dar por findo este apontamento. O caso merece, no entanto, alguma reflexão suplementar, pois é evidente que o Lidl não tomou a iniciativa de criar a restrição na venda de arroz por sua livre e arbitrária iniciativa.
Fê-lo certamente por se dar conta da existência de uma procura excessiva do produto, tendo em vista o seu armazenamento pela clientela, por se tratar de um alimento facilmente conservável, procura que (tudo o indica) teve origem em notícias alarmistas postas a circular na comunicação social, alertando não só para a eventual alta dos preços dos cereais (facto que parece certo) mas também para a sua possível falta (facto que, pelo menos a nível da União Europeia, tem sido desmentido pelas autoridades nacionais e europeias).
A generalidade dos consumidores é não só facilmente influenciável pelos media, mas comporta-se também muitas vezes de forma irracional e este caso, a meu ver, comprova-o duplamente: Por um lado dá crédito excessivo a uma comunicação social que vive, em boa medida, do alarmismo e do escândalo (porque, infelizmente, é com notícias desse tipo que mais factura) e por outro lado nem sequer se apercebe que com os açambarcamentos dá origem a um aumento da procura e está a contribuir, por essa via, para a alta dos preços, tornando-se vítima do seu próprio comportamento.
Forçando a nota, dir-se-ia que, tal comportamento mostra que ao contrário da lição do Poeta António Gedeão, algumas vezes não é "O sonho que comanda a vida" mas sim a estupidez.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mesmo não fosse Terra dos Espantos daria para espantar, mais no sentido de pasmar.
Nunca é demais lembrar aquilo que só é ditado porque o dito agora: "Quem açambarca arroz semeia gorgulho". E alguém se orgulha de ter gorgulho em casa?
Meu caro CCC, vai-lhes dando o arroz!
Um abraço do Augusto Miguel