quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Foi chão que deu uvas

Doutorandos aumentaram 134% nos últimos cinco anos;
O abandono escolar precoce entre os alunos do ensino básico e secundário em 2010 teve uma redução de 2,5 pontos percentuais relativamente a 2009, enquanto o número de alunos inscritos nas universidades aumentou  2,8 por cento face a 2009. (São dados do INE, tornados públicos aqui e aqui, respectivamente)
Tendo em conta a política de desinvestimento, ou, para  usar uma terminologia mais conforme ao "passismo", de empobrecimento, que é geral, mas que afecta fortemente todo o sector da educação, da formação e da ciência, não são de esperar notícias tão esperançosas como estas, nos tempos mais próximos. Foi chão que deu uvas, pelo menos enquanto este governo durar.
Tal perspectiva pode ser confrangedora, mas há que reconhecer que é consentânea com os apelos dos actuais governantes à emigração dos portugueses mais qualificados. De facto, se a política deste governo passa por incentivar a emigração faz todo o sentido que não se invista na formação dos que são incitados a emigrar.
Pode fazer todo o sentido do ponto de vista dos políticos que nos desgovernam, mas também não restam dúvidas de que quem adopta tais políticas desistiu, definitivamente, de um Portugal digno dos seus melhores.E maiores.

Sem comentários: