quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Coimbra: Igreja de Santa Cruz

(1)

(2)

(3)

(4)
Regresso a Coimbra, desta vez para uma visita à Igreja de Santa Cruz, "feita de pedra morena", segundo a canção coimbrã, e de pedra de Ançã, tão fácil de talhar pelos escultores e por outros artífices, quanto atreita a sofrer a erosão do tempo e das intempéries, como bem se nota na fachada e particularmente no portal.
A construção do edifício do Mosteiro de Santa Cruz, e da igreja que dele faz parte integrante, foi iniciada em 1131 no reinado de D. Afonso Henriques, tendo sido remodelado no tempo do rei D. Manuel I, substituindo o estilo inicial (românico) pelo chamado "estilo manuelino". Datam dessa época o portal cenográfico da fachada, os túmulos dos reis D. Afonso Henriques e D. Sancho I e o púlpito que se reproduzem nas imagens supra. 
Legenda:
1. Fachada da igreja onde se destaca o portal cenográfico atribuído a Diogo de Castilho e a Nicolau de Chanterenne. A fachada é antecedida por um arco triunfal construído no Século XIX.
2. Túmulo do rei D. Afonso Henriques
3. Túmulo do rei D. Sancho I.
4. Púlpito de estilo renacentista da autoria de Nicolau de Chanterenne, a quem é atribuída também a feitura das estátuas jacentes dos referidos túmulos dos dois primeiros reis de Portugal.

Sem comentários: