terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Quando os resultados ultrapassam as previsões mais "optimistas"...

De acordo com uma estimativa rápida ontem divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) a economia nacional cresceu 1,4% em 2010 em relação a 2009,  superando as previsões do Governo que não iam além de 0,7%.
Sabe-se que os comentadores com lugar cativo nos media consideraram sempre as previsões do Governo como demasiado optimistas e as oposições mais não fizeram do que insistir na mesma tecla, afiançando que a previsão governamental não passava de pura propaganda.
Pois bem, perante os dados ora divulgados que indicam que os resultados apurados ultrapassam em muito  as previsões mais "optimistas", que atitude tomam os derrotistas profissionais ?  Reconhecem  os seus erros de análise e de previsão e "metem a viola no saco" ? Qual quê ? Pelo contrário, já nos garantem que no final do primeiro trimestre deste ano, Portugal entrará em recessão técnica.
Aflige-me tanta certeza. Se está provado que toda a gente, incluindo as organizações internacionais, tem os instrumentos de análise avariados, não seria já boa altura para os olear com algum optimismo? 

Sem comentários: