quarta-feira, 16 de julho de 2014

E a maioria que fique com as sobras

Um estudo recente dado a conhecer pelo "Público", hoje, revela que a concentração da riqueza em Portugal é ainda maior do que o suposto. Com efeito, de acordo com o estudo, 1% da população portuguesa é detentora de mais de uma quarta parte da riqueza, e os 5% mais ricos detêm entre 44% e 45% da riqueza do país, ou seja, praticamente metade. Portugal, ainda de acordo com o citado estudo, ocupa o terceiro lugar no que respeita à maior concentração da riqueza, apenas perdendo no cotejo com a Alemanha e a Áustria. (Portugal, de facto, neste particular, não é a Grécia)
Estes dados significam indiscutivelmente que a grande maioria da população do nosso país tem muito simplesmente que se contentar com as sobras, pois o grosso da riqueza está nas mãos de uma escassa minoria e provam que estamos perante uma realidade que deveria cobrir-nos a todos de vergonha, a começar por Passos Coelho o descarado primeiro-ministro que ainda há dias se exibia como campeão da diminuição da pobreza em Portugal, usando louros alheios, pois os números citados diziam (e dizem) respeito aos anos entre 2007 e 2011, correspondentes ao período da governação de José Sócrates. E a acabar em Cavaco Silva que, para além de se presumir ser o mais alto magistrado da Nação, logo o mais responsável, é também o político há mais tempo em funções.
Algum destes personagens deu já sinais de algum incómodo perante a revelação de tamanho escândalo?
Eu não dei conta.

2 comentários:

Majo disse...

~
~ Convido-o a visitar a publicação de hoje de J. Pedro Coimbra, um colega seu, licenciado em Coimbra e residente em Macau.

~ Basta colocar no Google-- ""Devaneios a Oriente"".

~ Estamos muito longe de uma verdadeira democracia.

~ ~ ~ ~ Abraço. ~ ~ ~ ~

Francisco Clamote disse...

Já conhecia o autor pela leitura de um ou outro comentário, mas não conhecia o blogue. Interessante, sem dúvida.
Abraço retribuído, Majo.