sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Olha o bolo-rei, Cavaco!

Come bolo-rei, Cavaco, mastiga-o bem e deixa-te de fantasias. O teu tempo já passou e, se queres saber, não deixou saudades. Entretanto, para contrapor aos teus "devaneios" já tens aqui  uma boa resposta, a da verdade:

'Brilhante Dias responde a Cavaco: Portugal registou "números históricos de emigração entre 2013 e 2015"'
(Fonte, a ler na íntegra)

(Editado)


quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Surpreenda-se com a natureza...

Coprinopsis picacea (Bull.) Redhead, Vilgalys & Moncalvo
Classificação:
Reino: Fungi;
Divisão: Basidiomycota;
Classe: Agaricomycetes;
Ordem: Agaricales;
Família: Psathyrellaceae;
Género: Coprinopsis;
Espécie: C. picacea.

Nota: cogumelo não comestível.
(Avistamento: Parque da paz - Almada; 9 - Dezembro - 2012)

sábado, 25 de novembro de 2023

Um "estadista" de feira

Luís Montenegro, hoje no Congresso do partido de que é presidente: o (...) mais fanático defensor [do gonçalvismo) chama-se camarada Pedro e tem uma Cinderela chamada camarada Mortágua.

Se é com discursos deste tipo que o PSD pretende ganhar as próximas eleições, bem pode, desde já, "tirar o cavalinho da chuva". O eleitor não está à espera de um governante incapaz de tratar os adversários políticos com respeito. Um discurso desta natureza é mesmo de feira. E fraca feira.

Memória curta ...

 Miguel Pinto Luz (na imagem): "Bolieiro não fez acordo nenhum com o Chega"

Tão novo e já tão carecido de suplemento para a memória!...

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

sábado, 18 de novembro de 2023

O voto da direita

A capa da Revista do "Expresso" (imagem supra)não deixa dúvidas sobre qual o candidato à eleição do próximo secretário-geral do PS que goza da preferência da direita: Pedro Nuno Santos (PNS). 
Embora a escolha da direita não suscitasse grandes dúvidas, é de agradecer a clareza. É evidente que PNS, como Secretário-geral do PS lhe abre muito mais espaço no eleitorado do Centro. Quem, dentre os socialistas, quiser dar uma mãozinha à direita já sabe em quem votar. Boa sorte!

sábado, 11 de novembro de 2023

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

A "bomba atómica"

Não é novidade para ninguém que é muito perigoso entregar armas a crianças, pois é sabido que as usam nas suas brincadeiras, com consequências frequentemente fatais.

Também se sabe que, em Marcelo, há uma "criança" (como, no fundo, em cada um de nós) sempre pronta para se manifestar.  Não obstante, entendeu o povo português eleger Marcelo como Presidente da República e,  como simples consequência desse facto, entregar-lhe a chamada "bomba atómica", arma que, já se sabe, Marcelo vai usar, pois anunciou que vai dissolver a Assembleia da República, na sequência do pedido de demissão do primeiro-ministro António Costa. 

O Presidente Marcelo já vinha, desde há uns tempos, a invocar o seu poder de dissolução da Assembleia e com tanta insistência, que era mais que certo que, à primeira oportunidade, não deixaria de usar a arma que tinha à mão de semear. Ainda assim, o uso dessa arma, neste caso, não deixa de ser, do meu ponto de vista, injustificado, visto que, por um lado, lhe foi apresentada uma solução de continuidade da governação, sem sobressaltos, tanto mais lógica, quando é certo que na Assembleia havia e continua a haver uma maioria absoluta em condições de assegurar a estabilidade governativa e, por outro, porque não conseguiu obter, no Conselho de Estado, o parecer favorável de que ele, presumivelmente, estaria à espera, no sentido da dissolução. 

A decisão de Marcelo pode, como digo, ser injustificada, mas não chega a ser surpreendente, dadas as ameaças mais ou menos veladas vindas do antecedente e o próprio perfil do Presidente da República.  A"criança" que há nele terá, uma vez mais, falado mais alto. 

Que o deflagar da "bomba" vai ter consequências e graves, não tenho a menor dúvida. Por isso faço votos para que não cheguem a ter a dimensão da catástrofe. Em qualquer caso, não excluo a hipótese de a bomba acabar por rebentar nas mãos do autor do disparo. Se for o caso, será, do meu ponto de vista, o menor dos males.

(imagem daqui)

terça-feira, 17 de outubro de 2023

"Terra Santa" ?

 

Numa terra onde, em tempos bíblicos, corria "leite e mel", por estes dias, para alguns milhões de seres humanos, nem água corre, porque o Estado de Israel lha corta, perante a cumplicidade ou, pelo menos, a indiferença de uma grande parte do mundo. 
Em contrapartida, por toda aquela terra que, só por extrema ironia, é chamada de "Terra Santa", corre sangue com abundância. Sangue e ódio, duns e de outros. Há ódio e desumanidade no Hamas, que nas actuais circuntâncias, foi o responsável pela chacina que desencadeou o actual conflito, mas a história confirma que o Estado de Israel em matéria de desumanidade e de ódio ao outro não lhe fica atrás. E está, novamente, a  fazer prova disso, bombardeando Gaza indiscriminadamente e prometendo que não vai ficar por aqui, sob o pretexto de exterminar o Hamas, pretexto consabidamente falso, porque Israel não ignora que, nas actuais circunstâncias, com tanto ódio a circular naquelas terras, não faltarão candidatos a tomar o lugar dos militantes que vierem a ser mortos.
A paz, imagino eu, só regressará àquelas terras, quando uns (judeus) e outros (árabes) se convencerem que a humanidade é só uma e que o tempo dos dois estados na Palestina já passou, porque as ocupações entretanto levadas a cabo por Israel, tornaram inviável a existência de um qualquer estado palestiniano. A paz só regressará, pois, a meu ver, quando existir um Estado onde caibam todos, israelitas, árabes, e quaisquer outros seres humanos. Direi mesmo que, nos dias de hoje, o Estado de Israel, com a sua actual configuração, é um verdadeiro anacronismo, pois não há, no mundo, nenhum estado com semelhante figurino e os resultados de tal figurino estão à vista. Estado de Israel na Palestina, sim, mas onde caibam todos. Só onde couberem todos haverá também água, "leite e mel" a correr. Para todos. E paz.

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Coisas & loisas: mural com sabor a mar


Vista de uma das faces de um mural (com dupla face) colocado junto da Baía do Seixal (Estuário do Tejo), na cidade da Amora, freguesia do concelho do Seixal.

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

“Quem abrolhos semeia, espinhos colhe.”


Ditado popular que, por estes dias, os factos se encarregam de confirmar.
Permito-me acrescentar, para evitar possíveis equívocos, que, quanto a mim, há "semeadores" culpados em ambos os lados. Verdadeiramente inocentes e que muito admiro, são os que, de um lado e do outro, lutam pela paz. Infelizmente são poucos. 
Partilho o sentimento de perda e de dor por todas as vítimas, tenham o nome que tiverem. No meu mundo não há lugar para divisões. De facto, não consigo distinguir "nem gregos, nem romanos". 
(Na imagem o fruto da planta que é vulgarmente designada por "Abrolhos", com o nome científico, também muito apropriado aos dias que correm na Palestina, de Tribulus terrestris.)
(Reeditado)

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Relíquias ...


Outros tempos, outras tecnologias.

(Avistamento: Cova da Piedade; 5 - Outubro - 2023)
(Clicando sobre as imagens, amplia)

domingo, 30 de julho de 2023

Os romanos andaram por estas bandas...



Templo romano em Évora

[Classificado como Monumento Nacional (Decreto de 16 . 06 . 1910 ; Diário do Governo nº136 de 23 - Junho - 2010)]
(Fotografado em 30 de Julho de 2023)

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Uma saída em grande...


De saída para o tribunal da Relação de Lisboa, o juiz Carlos Alexandre ainda teve oportunidade de decretar a(s) medida(s) de coação imposta(s) aos principais arquidos do processo Altice, reduzindo-a(s) a uma espécie de "prisão domiciliária", visto que sem pulseira electrónica, movido certamente pelo desejo de comemorar, à sua maneira, a próxima visita papal a Portugal no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, considerando que, não podendo, à semelhança do Governo, lançar mão da amnistia, tinha, como "superjuiz", toda a legitimidade para dispensar umas quantas indulgências não plenárias, mas quase.

Para terminar em beleza, o Mº Pº teve o cuidado de lhe proporcionar a ele, e só a ele, a glória de poder decretar, pela 3ª vez, o arresto da pensão de Manuel Pinho, ao arrepio de duas decisões em contrário proferidas pela Relação de Lisboa.

Se isto não é mesmo uma saída em grande, é porque é outra coisa qualquer que me dispenso de qualificar.

(Imagem daqui)

sábado, 22 de julho de 2023

Surpreenda-se ...

... - com um castelo (1)  que, embora em ruínas, é um verdadeiro espanto, como pode constatar pelas imagens que seguem:
 





****
- com a maior necrópole da Península Ibérica constituída por sepulturas antropomórficas escavadas na rocha, em número superior às 6 centenas e onde se contam por muitas as sepulturas de crianças, comprovando que, noutros tempos, a morte chegava, com muita frequência, bem cedo.






***
- com a igreja de Santa Marinha (2) com construção datada do século XII, á volta da qual foram escavadas as citadas sepulturas (v. imagem infra)


***
- com o Pelourinho;


***
- com o belo Cruzeiro ...


***

... situado no largo em frente da actual igreja matriz (v. imagem infra),


... tudo em Moreira de Rei, sede de concelho noutros tempos e actualmente povoação do concelho de Trancoso.
***
Entretanto, não deixe de se surpreender também com a paisagem envolvente, marcada por numerosos rochedos, de enormes dimensões, semelhantes aos incorporados nas paredes do castelo e que ainda hoje poderá admirar.

(2) É também Monumento Nacional.

segunda-feira, 17 de julho de 2023

O Presidente "Mascelo"

"Marcelo promulga novo regime de avaliação das aprendizagens dos alunos mas deixa fortes críticas ao Governo"
Já vai longa a série de promulgações em que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, se dá ao trabalho (inútil do ponto de vista legislativo) de manifestar a sua discordância em relação aos diplomas que, após a aposição do "mas", acaba por promulgar.
Ele lá saberá as razões por que assim procede, sendo, porém, certo que, com o hábito de tanto usar o "mas" ainda se arrisca a trocar o nome próprio de "Marcelo" pelo cognome de "Mascelo", com que a história, (nunca se sabe o futuro) poderá vir a mimoseá-lo.
(Imagem e citação daqui.)
(O sublinhado é meu)

sábado, 15 de julho de 2023

# Das artes (I)


Título: "Touro";
Escultor: Jorge Vieira;
Material: Ferro soldado
Data: 1969;
Local: Casa da Cerca - Almada.
(Clicando nas imagens, amplia)

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Casa dos Milagres...


Confesso que o que causa estranheza neste anúncio, sabendo-se que não falta quem ande à procura de milagres, não é a publicitação da existência de uma "Casa dos Milagres", mas o curto (6 horas por semana) horário de funcionamento. 
Será que o produto está sujeito a contingentação?

quinta-feira, 29 de junho de 2023

A sério ?

A sério digo eu que este cartaz do Bloco de Esquerda (BE) é, do ponto de vista criativo, de uma pobreza confrangedora e,  do ponto de vista político, um autêntico tiro no pé.

Passará pela cabeça de alguém pôr em dúvida que o BE pretende levar o país a sério ? E do mesmo modo, alguém duvida que tal propósito não difere um milímetro das intenções dos demais partidos políticos e que, consequentemente, é óbvio que, deste ponto de vista, o Bloco não se distingue minimamente dos restantes partidos.

Para que serviu, pois, a publicação deste cartaz ? Para transmitir uma mensagem absolutamente inóqua em termos de divulgação do ideário do Bloco? Para dar a conhecer que a nova coordenadora do BE não faz a mínima ideia do que é relevante em termos de mensagem política ? 

Na falta de outra explicação convincente, tenho que admitir que talvez a intenção tenha sido a de nos fazer rir. Do ridículo da "coisa".

domingo, 25 de junho de 2023

Putin, ainda não foi desta...


Ainda não foi desta vez que chegou a hora da partida para Putin. Fica para a próxima (que se deseja esteja para breve) porque é mais que evidente que a força do Presidente da Federação Russa já conheceu muito melhores dias. De facto, o mais surpreendente em todo este caso da "rebelião" desencadeada pelo chefe do grupo mercenário que responde pelo nome de Wagner, foi a facilidade com que Prigozhin tomou a importante cidade de Rostov e do respectivo comando militar  e como conseguiu chegar com parte das suas tropas a 200 quilómetros da capital Moscovo, sem encontrar forças militares da Federação que de forma séria lhe tivessem oferecido resistência, como seria expectável. 
Do acordo negociado para pôr termo à cavalgada em direcção a Moscovo, resultou, para já, no "exílio" de Prigozhin na Bielorússia, não sendo de excluir o seu assassnato a mais ou menos curto prazo, seguindo os usos e costumes do Kremlin, segundo é fama. Putin permanece no cargo, mas duvido que nesta altura ainda haja na Rússia muita a gente a vê-lo como uma reincarnação do czar Pedro I, o Grande. Mais depressa será visto como o fanfarrão manhoso, sem escrúpulos e fraco que, de facto, é.

sábado, 24 de junho de 2023

Pergunta: "Porque há-de alguém votar no PSD"?

Uma boa pergunta que, todavia, não é minha, mas de Miguel Sousa Tavares em artigo publicado no Expresso desta semana de que reproduzo, aqui,  o seguinte extracto:

"(...)Um partido que exige a demissão de um ministro porque um seu colaborador despedido montou um escarcéu no Ministério mas que nomeia para duas Comissões Parlamentares um deputado arguido num processo-crime por suspeitas de corrupção e que regressou ao Parlamento à revelia do próprio presidente do partido! Um partido que diz e rediz que o Governo já não governa mas que foge de eleições antecipadas como a pior das soluções. Que jura que é alternativa mas que não apresenta ao país uma única que se conheça, seja relativa à Saúde, à Educação, à Agricultura, ao Ambiente, à Justiça, ao modelo de desenvolvimento, à TAP, à Efacec, ao que quer que seja... Porque há-de alguém votar no PSD se o PSD nem sequer quer ir a eleições e, se tiver de ir, não é capaz de dizer com quem se aliaria e quem excluiria? E, pior do que tudo, não sabe o que propor. O aeroporto de Lisboa em Santarém — é isso? Bom, sempre é uma ideia. Então assumam-na.(...)"

A minha resposta: à primeira vista não há razão para votar no PSD. E nem à segunda, nem à terceira. Consequentemente, não vota!

[Texto integral (Budarém, um aeroporto à nossa medida) e gravura: aqui)

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Um escândalo que tem que acabar!

 

"Economia paralela em Portugal representa quase 35% do PIB. É o equivalente a 6 orçamentos da saúde"
Estamos perante um escândalo, mas, pelos vistos, o escândalo passa sem reparos de maior por tudo quanto é comunicação social, o que é, convenhamos, completamente inexplicável. De facto, não se compreende o silêncio, sabendo-se que toda a gente se queixa do excessivo peso dos impostos, peso que, se não fora a evasão em larga escala denunciada pela notícia referenciada, não precisava de atingir os níveis estratosféricos actuais. 
A explicação para o silêncio sobre o assunto admito que possa derivar do facto de a excessiva carga fiscal incidir principalmente sobre trabalhadores por conta de outrém e reformados que não têm forma de fugir ao fisco e acabam por ser as principais vítimas da imposição fiscal, enquanto, por outro lado, há uma boa parte da população que, tendo em conta os seus parcos rendimentos, não está sujeita ao IRS e não falta quem, dentre os mais abonados (que são também os que têm maior influência social), encontra meios de se furtar ao pagamento dos impostos. 
É uma situação que tem que acabar, pois não é justo que a classe média trabalhadora ou reformada tenha de arcar com o encargo de financiar a maior parte da despesa do Estado. Se o acesso aos serviços públicos é para todos, o custo com a prestação desses serviços tem também que ser justamente repartido por todos os que tenham meios para os financiar. Espera-se que, pelo menos, o Governo esteja atento ao escândalo e tome providências para lhe pôr termo. Julgo que, em muitos casos, nem será difícil. 
(Notícia e imagem daqui)

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Flores na muralha !

Em tempo de paz, até as pedras das muralhas dão flores.

(Na imagem: troço do exterior das muralhas de Trancoso, em 14 - Junho - 2023)

domingo, 18 de junho de 2023

Põe-te a pau, Montenegro !

O teu pessoal não está mesmo nada satisfeito contigo! E, pelos vistos, disposto  a "acreditar" em ti, nem pensar !

Se tens dúvidas, repara bem no último parágrafo do editorial da luminária que é director (vá-se lá saber por que bulas!) do semanário Expresso: "O PSD tem o dever [repara bem: o dever!] de se posicionar como alternativa, mas para isso não basta existir, é preciso trabalhar. Se Montenegro acha que que pode fazer como Durão Barroso e que lhe bastar esperar que lhe entreguem o cargo de primeiro-ministro, está muito enganado. Antes disso terá de enfrentar as eleições europeias de 2024. E muitos dentro do partido não lhe perdoarão um resultado 'poucochinho'. Algo bastante provável se continuar a fazer o que fez até agora... Nada!"

Que cuidados e mimos, os deste director !

O que tens andado a fazer, Montenegro, para levares uma reprimenda destas ? Andas a dormir na forma, ou quê? Com directores de jornais como este, que não passa de réplica de tantos outros, para ganhares (seja lá o que for) basta manter-te em pé. Mexe-te, pá!

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Justiça de pedra (imper)feita

 Feita com ou sem pedra (mais ou menos afeiçoada) a justiça é sempre (imper)feita.

Hoje,

Ontem.
Sempre, como se tem visto.
[Imagens dos pelourinhos: do Sabugal (de feitura recente) em cima; de Penedono ("pelourinho de  gaiola") em baixo.

quarta-feira, 14 de junho de 2023

domingo, 11 de junho de 2023

Desgraçado país!

Professores?
Quem se manifesta desta forma pode, eventualmente, ter qualificação para qualquer outra coisa: borrador de cartazes, por exemplo. Nunca para ser professor. Gente sem um mínimo de educação e de vergonha é o que esta e outras imagens relativas ao mesmo acontecimento revelam. E está a educação deste país entregue a gente reles como esta?  Desgraçado país!
(imagem: fonte)

quinta-feira, 8 de junho de 2023

À procura de borboletas na Serra de Alvelos?

Fritilária-dos-lameiros (Euphydryas aurinia)

Borboleta-Canela (Hipparchia semele)


Salta-cercas (Lasiommata megera)

Melanargia-comum (Melanargia lachesis)

Fritilária-comum (Melitaea deione)

Melitaea nevadensis

Guarda-portões-mediterrânica (Pyronia bathseba)

Douradinha-silvestre (Thymelicus sylvestris)

Avistamento: Serra de Alvelos (Sertã);7- Junho - 2023
(Clicando nas imagens, amplia)