sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Estado de negação

O estado de negação provocado nalgumas almas pelos "impressionantes" resultados obtidos pelos alunos portugueses no PISA 2009, pode muito bem ser ilustrado pela afirmação (que encontrei algures num comentário à notícia) de que os progressos verificados se devem à chegada dos emigrantes de leste (ucranianos, moldavos e outros).
Dir-se-á que tal opinião só pode levada à conta de uma anedota nascida na cabeça dalgum maluco. É evidente que sim, até porque se sabe que a população escolar com origem em emigrantes de leste não aumentou durante o período que medeia entre a realização do teste anterior (2006) e o de 2009).
 O interessante, no entanto, é constatar que tal opinião é menos ridícula do que a apresentada pela Fenprof para quem as melhorias verificadas são apenas "mérito de professores e alunos" nada tendo a ver com "as políticas educativas".
De facto, a opinião do "maluco" é menos anedótica do que a da Fenprof,  porque aquele ainda procura uma explicação, a Fenprof, que sabe que os professores e os alunos são os mesmos, nem isso.

1 comentário:

mdsol disse...

A Fenprof é um caso perdido. Em vez de defender a profissão como deve ser, raramente olha as coisas além da espuma e gosta mesmo é de fazer pirraça. Enfim...