segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A criação de empregos incomoda-o?



Francisco Louçã pediu hoje esclarecimentos ao Governo sobre a criação de 1200 postos de trabalho na PT. Pela questões postas, até parece que o que incomoda o deputado do BE não é o desemprego, mas a criação de novos empregos. Será que para Louçã, quanto pior, melhor ?
Se tem dúvidas sobre a qualidade dos empregos criados com o call center da PT a instalar em Santo Tirso, porque não se dirige aos candidatos ao novos empregos que, decerto, não faltarão ? Os empregos criados poderão não ser empregos de primeira, mas o pouco é sempre melhor que nada.
Não parece ser esse o entendimento do senhor deputado do BE a quem, pelos vistos, tudo serve para criticar o pouco que vai sendo possível fazer em matéria de criação de emprego. Imagine-se que até se lembrou que a PT "despediu e reformou antecipadamente milhares de trabalhadores efectivos ao longo dos anos mais recentes". Onde é que isso já vai ! E daí, pergunto eu, era melhor ir criar o novo call center em Marrocos ou noutro país de mão de obra mais barata? Pela conversa do senhor deputado até parece que sim.
Em política, como em muitos outros aspectos da vida social, o óptimo é, muitas vezes, inimigo do bom. Eis uma verdade que, a este propósito, convém aqui lembrar.
(A imagem foi recolhida aqui)

1 comentário:

Filipe Tourais disse...

Há um pequeno detalhe que lhe escapou: os 1200 postos de trabalho criados em Santo Tirso correspondem a outros tantos extintos no call center de Lisboa. O que Francisco Louçã criticou foi a utilização desta deslocalização de emprego como criação de emprego que, realmente, não ocorreu. E isto, sim, mais que demagogia, é faltar à verdade.