domingo, 3 de agosto de 2008

Voluntariado ou "interesseiriado"




Peço desculpa pelo neologismo contido no título, mas as propostas contidas no relatório sobre voluntariado aprovado ontem no Conselho Nacional do CDS-PP, são uma perfeita contradição nos termos: Quem pratica actos de voluntariado, fá-lo, por definição, por pura generosidade. Dar quaisquer benefícios (financeiros, fiscais ou outros) para incentivar o "voluntariado" será desvirtuar o próprio conceito de voluntariado que passaria a ter de aparecer entre aspas para se distinguir do verdadeiro, o absolutamente desinteressado.

Se a atribuição de benefícios aos próprios voluntários não me parece aceitável, por desvirtuamento do voluntariado, que dizer então da proposta visando a concessão de incentivos fiscais às empresas que favoreçam a prática de serviços de voluntariado pelos seus trabalhadores ?
A resposta é, mais uma vez, que não faz sentido e por uma razão simples: É que as empresas que sigam essa prática (e existem algumas) já beneficiam desse facto em termos de imagem, pois elas não se esquecem de lhe dar publicidade. Isto, para além de ser reconhecido que, em Portugal, o sistema fiscal já é muito complicado, contribuindo para o facto a multiplicação dos incentivos.
(O emblema foi retirado daqui)

Sem comentários: