segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Tap: Boa notícia, se ...


Se as previsões dos analistas tivessem a virtualidade de se converter em realidade, a notícia de que a TAP Air Portugal está no grupo das nove companhias aéreas europeias que têm qualidades para "sobreviver" no sector da aviação, segundo um estudo do banco de investimento britânico, BlueOtar Securities, seria uma excelente notícia para a TAP e para o país. Infelizmente, os analistas enganam-se nas suas previsões como o comum dos mortais.
Do domínio da realidade é, para já, o facto que a TAP Air Portugal acumulou, nos primeiros seis meses deste ano, prejuízos avultadíssimos que ultrapassaram os cento e quarenta milhões de euros, se a memória me não falha. Ora, prejuízos de tal grandeza só podem significar que alguma coisa não vai bem na companhia aérea de bandeira portuguesa, pois não parece razoável imputá-los todos ao aumento dos combustíveis, como os gestores da TAP pretendem.
Se se acrescentar a esta realidade, a circunstância de a paz social, que se tem vivido na TAP nos últimos tempos, estar agora em causa, devido a reivindicações não satisfeitas dos seus trabalhadores, bem podemos questionarmo-nos sobre se aquela previsão se chegará a concretizar. É desejável que sim, mas, por vezes, o desejável nem sempre é possível e não o será, certamente, se o irrealismo voltar a imperar.
(Imagem colhida aqui)

Sem comentários: