segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Derrube do Muro de Berlim como sinal de esperança

Assinala-se hoje o 20º aniversário do Derrube do Muro de Berlim. Sobre a importância desse acontecimento histórico nada tenho a acrescentar ao que muitos outros já disseram com melhor conhecimento de causa (aqui, aqui e aqui, p.e.). Associo-me, no entanto, às comemorações, dizendo apenas que também por aqui se viveu a alegria desse momento que hoje encaro como um sinal de esperança de que outros muros acabarão também por ser derrubados. Não só os muros físicos, os mais faces de abater, mas também os muros que dividem os seres humanos, sob pretexto de raças, ideologias ou crenças e os povos, entre ricos e pobres. Tenho confiança que esse dia chegará. Quem é que, uns anos, ou meses antes do dia 9 de Novembro de 1989, poderia imaginar que esse dia viria a ser tão glorioso e prenhe de consequências e de transformações? E, no entanto... aconteceu.
Quem já assistiu a tantos acontecimentos (e tão imprevisíveis) que modificaram o curso da História (a revolução do 25 de Abril de 1974 em Portugal, o fim do regime comunista na União Soviética e o desmembramento desta, a dissolução do Pacto de Varsóvia, o termo do "apartheid" na África do Sul, o alargamento da União Europeia aos países do Leste Europeu, ou a eleição de Obama como Presidente dos Estados Unidos, só como exemplos) tem razões para acreditar. E não estou só. Haja esperança !
(Imagem daqui)

1 comentário:

Jorge disse...

Concordo plenamente. A queda do Muro de Berlim é não só um acontecimento em si mesmo, mas um sinal de esperança de que outros muros caiam.