quinta-feira, 25 de março de 2010

Má sorte, ser incorruptível...

A condenação do advogado Ricardo Sá Fernandes pelo Tribunal de Braga a pagar uma multa de 3 000 euros, além de 10 000 euros de indemnização ao empresário Domingos Névoa por aquele ter apelidado este de "corruptor e vigarista" numa entrevista a um semanário em 2007, revela que algo não vai bem na justiça portuguesa.
Senão vejamos: em contraponto a esta decisão, Domingos Névoa foi condenado por um tribunal de Lisboa a pagar uma multa de 5 000 euros, na sequência de um processo por corrupção instaurado precisamente na sequência da denúncia por parte de Ricardo Sá Fernandes de uma tentativa de corrupção que tinha como alvo o seu irmão e vereador da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes e que envolvia o pagamento de 200 000 euros contra a desistência de processos contra a Bragaparques relativos a negócios de compra de terrenos celebrados com a Câmara de Lisboa, tentativa que fracassou porque foi recusada e justamente denunciada, quer pelo intermediário (o advogado ora condenado), quer pelo alvo.
Comparando as duas decisões judiciais, temos de convir que a balança da justiça tem os braços muito desequilibrados. De facto, até parece que, aos olhos da justiça, ou antes, desta justiça à moda de Braga,  má sorte é ser incorruptível e ser corruptor compensa.
(Imagem daqui)

1 comentário:

Anónimo disse...

O mal Dr. Francisco é que a justiça está nas mãos de pessoas sem experiência de vida e sem maturidade.
A primeira instância onde correm todas as causas, está cheia de gente sem experiência de vida. Estes juízes e juízas acham que a têm toda e até pensam e dizem que quem não é maduro aos 20 também não o será aos 80. E, esse não é p caso particular deles.

Este caso é gravíssimo.
Nem me sossega o facto de o "Dr. condenado" vir a ser inocentado na Relação. O mal está feito.

Claro que há casos de juíz(es)(as)
exemplares, mas poucos para o que seria necessário.

Mude-se a Constituição, parem durante um ano os tribunais, um ano no andamento de caracol da justiça, nem se notaria, mas talvez se desse um salto de gigante.
Aquela gente também precisa de ser ABANADA, há muito pessoal instalado na mediocridade, na irresponsabilidade, no laisser faire, laisser passer, "a mim ninguém me toca" e, isto é o pior que pode haver.

A outra suspenderia democracia por 6 mesitos e, levou no toutiço...

Já reparou que a nossa justiça andou durante imensos anos a negar aos arguidos o direito de saber por que íam ficar presos... e foi preciso o Tribunal Constitucional vir dizer que esse direito tinha que ser reconhecido!?
Já viu as misérias de indemnizações que arbitram às pessoas? Os cegos de Santa Maria...por ex.º, quanto pagaria para ver se tivesse dinheiro, ou para se deixar cegar na perspectiva de ser compensado com aquelas verbas?
Abílio Ferreira