sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A outra face do caso

A outra face do processo "Face Oculta" é a face da violação sistemática do segredo de justiça por parte de quem tem a estrita obrigação de o respeitar e fazer respeitar. No caso em apreço, o modo como se processou e continua a processar o fornecimento dos dados a toda a comunicação social revela que estamos perante uma central de informação montada não se sabe por quem, nem com que intuito final, mas, para já, dúvidas não há de que: (i) a informação tem origem no interior do próprio sistema; (ii) os apontados suspeitos estão já a ser julgados na praça pública e condenados, mesmo antes de terem sido acusados. Para gáudio da plebe!
Esta violação sistemática do segredo em matéria de investigação criminal afecta gravemente a confiança na justiça e, pelo vistos, há quem, dentro do sistema aposte no seu total descrédito. Seja como for, esta situação é intolerável, num Estado de direito e há que pôr-lhe termo.
Será que a República Portuguesa não tem meios para acabar com esta pouca vergonha ?
Quousque tandem ?

2 comentários:

Anónimo disse...

Aqui-del-rei! Acudam à justiça, perseguida por ela própria!
A sirene está rouca de tocar mas já não há bombeiros...
O Chefe mor, o PR diz que a separação de poderes o impede de pegar nas ferramentas... O Governo, idem e ai dele se sequer tentasse dizer há fogo!...
Os conselhos superiores das Magistraturas a quem competiria dizer basta (!), continuam nas suas torres de marfim, já que elas estão construidas atrás das barreiras de qualquer impunidade, mesmo da comunicação dita social.
Afinal, quem escrutina o exercício deste poder que, na realidade, nem sequer tem legitimidade democrátca?
Zé Mário

Anónimo disse...

Ah! Grande Zé Mário.
Assim, gosto de ouvir falar, não por puro gosto mas porque dá uns murros na mesa e repõe a verdade.

Mas quem poderia ter feito algum sangue e reposto as coisas teria sido a maioria absoluta da Assembleia da República nos 4 anos anteriores, ao menos legislando a sério.
Tirou as tais férias aos juízes e depois? Passarama ter mais produtividade? Não!
Na justiça, tirado isso e o mapa judiciário e mais umas internetes que são uma minoria, que mais foi feito?

Dizem que os Romanos eram suportados/aceites pelos povos conquistados porque eles Romanos levavam leis e justiça e punham a ordem.
Este é um país de riso, hilariante, até o 1º Ministro é gozado de fininho com suspeitas sobre suspeitas com processos a conta gotas a demorar anos a fio e sem qualquer acusação!
Isto admite-se?

E o desgraçado? E o empresário e o credor que quer ver a sua questão esclarecida?
FT