sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

" A ver navios"

"Enquanto se prolonga o impasse na construção da ligação ferroviária para mercadorias projectada para ligar o Porto de Sines ao resto da Europa, prossegue a contagem decrescente para o fim das obras de alargamento do Canal do Panamá, que terminam já em 2015.

Por este andar, a economia portuguesa e o Porto de Sines correm o risco de ficar a ver navios.

Como todos reconhecem, o alargamento do Canal do Panamá constitui uma oportunidade extraordinária para a nossa economia, sendo que o Porto de Sines reúne condições excelentes para tirar partido da sua localização privilegiada e atrair o tráfego dos grandes navios porta-contentores. Para isso, todavia, Sines precisa de ver assegurada uma ligação ferroviária que garanta o acesso expedito das suas mercadorias a Madrid e ao resto da Europa. Isto significa que é imperioso - como reconhece o próprio grupo de trabalho governamental nomeado para estudar os investimentos prioritários - relançar o projecto de construção do troço ferroviário Évora-Caia-Badajoz, que o actual Governo erradamente mandou suspender já lá vão mais de dois anos. Só que o tempo passa e, apesar de muita conversa, nada acontece.

Em Outubro do ano passado, recorde-se, o primeiro-ministro, de visita ao Panamá, não tinha sequer um calendário para anunciar: "Não tenho nesta altura ainda uma data fixa para a poder anunciar. O que posso dizer é que estamos a fazer tudo para que não haja um grande desfasamento (sic) entre a oportunidade que se abre aqui (com o alargamento do Canal do Panamá) até meio, fim de 2015, e as obras do lado de Sines, que permitirão levar a ligação (ferroviária) de Sines até à fronteira espanhola" (Diário Económico, 18-10-13). 

Sucede que esta semana, finalmente, tivemos notícias sobre a verdadeira dimensão do "desfasamento" admitido pelo primeiro-ministro. Em declarações ao jornal Público, o presidente da REFER, Rui Loureiro, revelou que apenas espera "poder começar" as obras em 2017, pelo que a ligação ferroviária só estará pronta, na melhor das hipóteses, lá para 2019. Ou seja: com os seus erros e adiamentos, o Governo vai falhar por quatro anos (!) a conclusão de uma infra-estrutura de evidente interesse nacional para tirar pleno partido do alargamento do Canal do Panamá. Entretanto, a economia espera. E o País desespera."
(Pedro Silva Pereira. Na íntegra: aqui) (Sublinhado meu)

2 comentários:

Graça Sampaio disse...

O país desespera porque não tem «balls» para correr com estes tipos daqui para fora!!

Majo disse...

Graça, Portugal eunuco?!
- Nunca!
Por essa causa é que nos debatemos nos blogues a fim de definirmos a nossa postura e de alguma maneira, contribuirmos para o esclarecimento e formação do espírito de cidania, porque é com mentalidades bem informadas e decididas que contribuimos para opções democráticas mais determinadas e infalíveis.

Assegurar um regime democrático, deve ser o lema maior.

O oportuno tema desta postagem, leva-nos a meditar em como foi desastrosa a política de Pedrito, o economista mor, que asfixiou tudo que era progresso da nossa economia, a favor e uma política do corta e reduz, ou seja, a total paralisia do desenvolvimento.

Em breve, chegará o dia em que tão iluminado economista, terá que prestar contas ao país.