quinta-feira, 18 de junho de 2015

Desonra lhes seja feita!

Chega a ser obscena a forma como a troika nacional (Cavaco, Coelho e Portas) se coroa de louros pelo facto de o desemprego, depois de ter andado lá pelos 17%, ter caído ultimamente para 13%. 
Falo de obscenidade, porque, de facto, faz parte do adquirido da ciência económica que o anémico crescimento da economia portuguesa não explica um tão elevado decréscimo da taxa de desemprego. A explicação terá, pois, de ser procurada alhures.
É sabido que pelo menos uma parte da chamada troika nacional, é muito dada a invocar milagres para explicar o aparentemente inexplicável. O presente caso, porém, não é inexplicável, embora, não há que negá-lo, seja surpreendente. Ainda assim a baixa da taxa de desemprego tem uma explicação muito comezinha e que nem é difícil de encontrar. Basta ter em conta que, em 2014, cerca de 130 mil portugueses foram forçados a emigrar por não encontrarem trabalho no seu país.
Quero com isto dizer que ao governo de Cavaco, co-liderado por Passos e Portas, não é atribuível mérito algum, no caso? Não lhe faço essa injustiça, pois mérito teve. A austeridade "custe o que custar" teve o indiscutível mérito de, ao longo da actual legislatura, ter empurrado centenas de milhares de portugueses (quase meio milhão) para fora do seu país. Desonra lhes seja feita!

2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Absolutamente de acordo.
Um abraço

Majo disse...

~
~ Acabo de falar da obscenidade deste governo no blogue da Graça Sampaio e venho encontrar o mesmo parecer, ainda que sobre outro assunto.

~ Tem toda a razão!

~ A grande evasão
dificilmente regressará a este país completamente destruído.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~