sábado, 28 de março de 2009

(1000) Dedicada aos amigos


Cumpre-se, com esta entrada, a milésima mensagem publicada no "Terra dos Espantos". Mais que um evento para celebrar, até porque, sem falsa modéstia, não julgo haver razão para tal, é antes a ocasião propícia para saudar os amigos que me foram acompanhando ao longo dos meses que já passaram.
Saúdo pois:
- O Miguel Abrantes, do Câmara Corporativa, que conta agora com o excelente reforço do João Magalhães, tinha forçosamente de vir à cabeça, não só porque sou que sou fiel seguidor do blogue há muito, mas sobretudo porque lhe devo inúmeras atenções que não estou à altura de compensar. Paciência... Miguel e João !
- A MDSOL, amiga de todos os dias que, para além do mais, transforma o seu branco no branco, numa paleta de todas as cores, visíveis até para daltónicos, como é parcialmente o meu caso;
- O Paulo Pedroso, já referido por várias vezes no "Terra dos Espantos" e que no próximo dia 5 irá apresentar formalmente a sua candidatura à presidência da Câmara de Almada. Lá estarei na Incrível Almadense, para lhe manifestar o meu apoio, se a saúde (ver mensagem anterior) me não faltar, como espero;
- O Alexandre, construtor de pirâmides e bom amigo a quem devo a atribuição de mais um Prémio Dardos que, por lapso da casa, ficou por agradecer, aproveitando agora o ensejo para o fazer, esperando a sua compreensão para agradecimento tão tardio;
- O Jumento, que ganhou já a dimensão de uma instituição, onde tenho sido sempre bem acolhido e bem tratado e que ora me anda a causar inveja com as belas imagens de aves que tem vindo a publicar. É que não as consigo igualar, por falta de arte e de melhor equipamento (fraca desculpa do artista);
- O José Ferreira Marques, que no seu Forma e Conteúdo nos ensina que é possível, num exercício de concisão, produzir uma ideia luminosa, em duas penadas;
- O MFerrer, o amigo bem informado e corajoso do HOMEM AO MAR;
- O Óscar Carvalho, com quem compartilho muitas das perplexidades do seu Perplexo e que muito me honra com a inclusão na sua curta lista de blogues;
- A Joana Lopes, que é um gosto acompanhar, por entre as brumas da memória e que por esta altura tem razões para estar pouco satisfeita comigo, pois não cumpri uma tarefa de que me incumbiu, fruto do deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Espero que o Me Poenitet que aqui faço, me alcance dela o perdão. Joana, a tarefa cometida não era fácil, para um homem sem qualidades. (Já vi esta expressão algures. Musil?);
- O Lino Novais Tito, amigo das primeiras horas e de cuja barbearia sou frequentador habitual, o que não admira, pois, além de dispor do material mais moderno, é onde se encontra o que há de melhor em matéria de "colaboradoras";
- O José Simões, amigo também dos primeiros tempos, titular de um blogue bem original, agora de cara renovada, e que é também visita obrigatória cá da casa;
- O Porfírio Silva, amigo culto, que entre os seus múltiplos afazeres (e não só à volta da sua Machina Speculatrix) ainda encontra tempo para uma ou outra chamada de atenção, que lhe agradeço;
- O Eduardo Graça, que, ao contrário do que anuncia o seu blogue, não vive ABORTO. Antes pelo contrário.
- O Tomás Vasques que cumpre mais do que promete. No seu hoje há conquilhas amanhã não sabemos encontra-se sempre bom "marisco". Se não é do dia, é da véspera, mas é sempre de qualidade;
- O Filipe Tourais, de quem discordo com frequência, mas que nem por isso é, para mim, menos merecedor da estima, consideração e respeito que objectivamente lhe são devidos, pelo seu talento;
- O A. Moura Pinto, que, além do mais, aproveita o seu Azereiro para fustigar quem bem o merece, com a graça e o talento só ao alcance de alguns;
- O Miguel Madeira e o Carlos Novais do Vento Sueste, com quem vou aprendendo algumas noções sobre o funcionamento da economia. Infelizmente, o meu inglês técnico e não técnico, não me ajudam muito a seguir a lição em perfeitas condições. Mea culpa!;
- O José Carlos Megre a quem é devido um bem haja pela excelente informação disponibilizada, mas não só, pois também ali encontramos belas peças no domínio da pintura e literatura (poesia) da melhor, matérias em que, no entanto, não consegue ultrapassar o Cãocompulgas, amigo também cá da casa;
- O JRV que pratica o Activismo de Sofá, mas não só, a quem já "furtei" um título e que prontamente aceitou as minhas desculpas pela falha, embora involuntária, gentileza que não esqueço;
- O Rui Perdigão do Vida das Coisas já aqui contemplado com um "Prémio Dardos", o que diz alguma coisa sobre o que se pensa da sua qualidade;
- O Paulo Querido do Certamente!, com quem tenho aprendido muito, sendo certo que se mais não tenho aproveitado é porque me faltam as "primeiras letras" na matéria;
- O Câmara de Comuns, um mini-parlamento, onde destaco a colaboração do Paulo Ferreira, sem prejuízo de reconhecer o valor dos restantes colaboradores;
- O António Almeida, atarefadíssimo com o seu Direito de Opinião e no Andarilho, embora este o ocupe bem menos;
- O José Pimentel Teixeira, que de Moçambique, através do ma-schamba, nos traz notícias de lá, de cá e do mundo e ao qual, por falta de tempo, nem sempre tenho dado a devida e bem mais que merecida atenção;
- O Carlos Alberto, que aprecio como cidadão que, embora com respeito pelos outros, luta pelas suas ideias com toda a frontalidade;
- O MACRO do Macroscopio, é uma descoberta recente e feliz. Na minha última visita, até lá vi um milagre (de graça) !
- Os blogues Triunfo da Razão, Ilusão, Lusitânia Insólita, O Insurgente e 20th Century Cat , a quem agradeço a inclusão do "Terra dos Espantos" nas suas respectivas listas, gesto que aqui se retribui com todo o gosto.


*************

Não ficaria de bem comigo próprio, se não aproveitasse também o ensejo para saudar alguns outros blogues, que não têm hiperligação com o "Terra dos Espantos", mas que acompanho, com grande prazer e proveito e aos quais muito devo. Ei-los, por ordem alfabética e sem outra indicação que não seja o nome. Não seguirei o critério anterior de acrescentar um pequeno comentário para evitar dar a esta mensagem o tamanho do nunca mais acaba. Todos eles, merecem, no entanto, por uma razão ou por outra, a visita continuada de quem quer manter-se bem informado. Digo eu:

...Bl-g- -x-st-;
A Pente-Fino;
A Terceira Noite, já na nova morada;
Água Lisa;
Arrastão;
Aspirina B;
Canhoto;
Causa Nossa;
Da Literatura;
Defender o Quadrado;
DOTe COMe_Blog;
jugular;
Margens de erro;
ruitavares.net/blog;
Vox Pop;


E fiquemo-nos por aqui. Outros muitos ficarão para outra oportunidade.



*******


Uma última palavra de saudação é devida aos muitos anónimos que aqui têm acorrido, uns mais anónimos do que outros (os que se identificam nos seus comentários) e, dentre estes vários, lembrarei o Zé Mário, o Zé Lopes, o Álvaro, o Augusto, a Judite Freire, a Capitolina, o Jorge Varela, a Mimi, o Aristides Duarte e a Cristina. Obrigado a todos pelas visitas e pelas contribuições.

*******

Proponho um brinde final à saúde de todos. O copo vazio é para mim, que, por razões médicas estou transformado, temporariamente, em abstémio. O copo com espumante (é nacional, mas é bom!) fica para os amigos.

Saúde!!!

9 comentários:

Mena disse...

Espantados erguemos a taça à espantosa Terra dos Espantos, pelas espantosas mil mensagens.

mena, mimi, jorge

Luís Novaes Tito disse...

Também cá vim à festa. Sem colaboradoras, que isto já é hora de repouso, mas com um abraço para festejar tanta e tão boa conversa.

Sem espanto.

Um abraço
Luís

Joana Lopes disse...

Obrigada pela parte que me toca e continuarei a passar por cá, evidentemente.

Abraço e bons posts

j simões disse...

só dei por isto hoje. como já deve ter reparado não sou muito dado a comentários nas caixas dos posts... :(
obrigado pela referência e que venham mais mil!

abraço,

j simões

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Obrigada pela atenção e muitos parabéns pelo blogue.

capitolina disse...

Também eu agradeço o agradecimento.
Não conheço o seu blog há muito tempo, mas tenho apreciado particularmente o tom amável com que recebe opiniões menos simpáticas.
Continue, que eu venho aqui lê-lo.

António de Almeida disse...

Obrigado pela referência, muitos parabéns, e lamento apenas que o sr. Luís da Barbearia não tenha trazido as colaboradoras à festa, mas venham os próximos 1000.

Porfirio Silva disse...

Chegar atrasado à festa - é falta que não se perdoa (mas é consequência duma certa distância em que tenho estado da "net" nestes dias).
Mesmo assim, espero que ainda sejam aceites os meus parabéns pela obra. Esta festa, aliás, tem uma coisa curiosa: em vez de o festejado se colocar a jeito para ser elogiado, elogia os convidados. Pela parte que me toca, apenas quero agradecer a existência (e persistência) deste blogue, por ajudar isso a tornar o ar respirável!
Venham mais 1000!

João Ricardo Vasconcelos disse...

Parabéns ao Terra dos Espantos. Um blog que tem vindo a crescer muito, mas cujo autor sempre moldou como espaço acolhedor, agradável e atento.

Bem haja e venham mais 1000! Abraço