sexta-feira, 28 de maio de 2010

Crime, digo eu. E gestão desastrosa

(1)

(2)

(3)

Os serviços da Câmara Municipal de Almada que têm a seu cargo a gestão do Parque da Paz lembraram-se de "limpar" toda a encosta do lado poente (como as fotos supra documentam) precisamente agora, em plena época de nidificação das muitas aves (selvagens, a maioria) que vivem no parque, arrasando todos os matos e arbustos, onde aquelas aves encontravam refúgio e onde nidificavam, destruindo, pela certa, muitas dezenas de ninhos de melro, de toutinegra, de chamariz, de pintassilgo,  de pato-real e de fuinha-dos-juncos que por lá abundam. Em particular, as zonas cobertas pelas fotografias 2 e 3, agora transformadas em quase desertos, constituíam importantes refúgios para todas as aves, dado que a vegetação nelas existente impossibilitava a sua devassa pelo público.
Por isso pergunto: Será que a limpeza não poderia ter sido feita, sem prejuízo para a avifauna, em qualquer outra altura do ano ?
E não será este procedimento um grave crime ambiental cometido, ainda por cima, no Ano Internacional da Biodiversidade ?

*
A desastrosa gestão do Parque da Paz não se fica, no entanto, por aqui.
Na mesma encosta, a Câmara plantou há um ano (ou dois) centenas de carvalhos e doutras árvores, todas de pequeníssimo porte, das quais, por incúria, desleixo, ou pelo quer que seja, já poucas restavam nesta altura. Pois mesmo essas poucas foram agora também levadas na "limpeza". De facto, andando agora por lá já não se vê nenhuma*, com excepção de alguns pinheiros mansos e  tamargueiras que restavam de plantações anteriores.
Diga-se, a propósito de plantações anteriores, que a incúria, desleixo ou o quer que seja, já não é de agora, pois tem-se assistido, ao longo dos anos, à plantação, no Inverno e na Primavera de árvores que se contam por milhares e que não chegam ao fim do Verão por falta de cuidados. No ano seguinte, toca a plantar de novo e nos mesmos locais. E o Zé que pague!
Gostava de saber os milhões que esta desastrosa gestão do Parque da Paz tem custado aos contribuintes. Milhões, sem dúvida, pelas minhas contas. Feitas por altoAlguém me sabe dizer?

*


* Nenhuma é exagero meu. De facto, ainda lá permanece uma boa dúzia. No estado que as duas fotos supra atestam: destroçadas!
(Se clicar nas imagens, amplia)

3 comentários:

capitolina disse...

Esses comportamentos são demasiadas vezes a demonstração da falta de cultura, de sensibilidade e de preparação de quem tem o poder local. O que eles vão minando o território...

mdsol disse...

A ignorância e o descaso fazem tantos estragos! Indignação e revolta.

anamar disse...

Crime, dizemos nós...