sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Surpresa, dizem eles

A generalidade dos economistas e analistas manifesta-se surpresa com o desempenho da economia portuguesa, com o PIB a crescer 0,4% no 3º trimestre face ao trimestre anterior e com uma variação positiva de 1,5%, em  termos homólogos.
Motivo para surpresa tem também o leigo na matéria perante tanta surpresa. É que, de facto, ao longo de todo o ano de 2010, temos assistido à mesma cena: o desempenho da economia portuguesa a ultrapassar, em muito e sistematicamente, as previsões dos analistas que, aliás, também por sistema, têm considerado como irrealistas as estimativas do Governo. 
Ora,  se são estas as que se têm mostrado bem mais conformes com a realidade, cabe perguntar: por que razão tal acontece?  Interrogo-me, porque, supostamente, os instrumentos de análise de que o Governo  dispõe não são melhores do que os dos analistas. Dá, no entanto, para ver, até para o leigo, que as previsões pessimistas dão fôlego à especulação. Residirá aqui a resposta ? Fica a pergunta para os especialistas.

Sem comentários: