domingo, 29 de junho de 2008

O inferno de volta !

(Imagem copiada aqui)
Com os calores estivais de regresso, eis de novo o drama dos incêndios com o seu séquito de perdas de vidas humanas (e não só) e de destruição da riqueza florestal e paisagística do país.
A este propósito, permito-me deixar aqui duas breves observações:
1) - Constato que, felizmente e, pelo menos por enquanto, não temos assistido à exploração doentia do tema dos incêndios por parte das televisões portuguesas que parece terem aprendido alguma coisa com as lições do passado em que fomos forçados a assistir a horas de emissão inteiramente dedicadas ao tema, que proporciona, sem dúvida, imagens espectaculares, mas que também serve, segundo é voz comum, para acirrar o ânimo dos pirómanos e incendiários .
2) - Tenho observado que, neste ano, pelo menos nalguns concelhos do centro do país que tenho percorrido, têm sido levadas a cabo grandes acções de limpeza de matas, mormente à beira das estradas. É um exemplo que se espera venha a ser replicado no resto do país, já que está demonstrado que, com tais operações, se previne grandemente a deflagração de fogos.
Trata-se, nos dois casos, de procedimentos louváveis. Oxalá tenham continuidade.

Sem comentários: