quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Casa roubada trancas na porta !


A explicação é curta. A crise financeira internacional não fica só a dever-se à falta de regulação nos Estados Unidos. Fica também a dever-se à ganância de muitos, à especulação desenfreada e à insuficiência da regulação, pecados de que os bancos europeus não estão isentos. Não falta, aliás, exemplo disso, em Portugal. A crise começou nos Estados Unidos mas se ela se estendeu a todo o mundo, incluindo aos países europeus, é porque ninguém quis perder o barco dos lucros fáceis.
A solução da crise passa, segundo os entendidos, pelo reforço da regulação dos mercados financeiros internacionais. Trata-se, afinal, de seguir à letra o velho ditado "Casa roubada, trancas na porta".Com tanta surpresa a surgir dia após dia, assistindo-se ao desmoronar de instituições financeiras que gozavam de enorme prestígio e credibilidade, fica-se com a dúvida sobre se a receita será suficiente e se na casa roubada ainda haverá algo para roubar.
Esperemos que sim.
A imagem foi tirada daqui)

1 comentário:

Anónimo disse...

Casa roubada sim, mas sem trancas ainda à vista.E o mais grave não é a falha dos organismos de regulação mas sim o paradigma nacional que mantiveram numa economia global. Para agravar a situação criaram-se mecanismos de comprovada opacidade (vejam-se as "off shores"), verdadeiros mercados internacionais das práticas mais perversas que alimentam a insaciável ganância de especiais operadores.Zé Mário