sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Postais do Peru: Lima # 3

(Fachada da Igreja de S. Francisco)

(Pormenor da fachada da Igreja de S. Francisco)

(Fachada da Igreja de S. Pedro)

(Altar-mor da Igreja de S.Pedro)

(Imagem de Cristo Crucificado, em altar lateral da Igreja de S. Pedro)

São numerosas as igrejas construídas em Lima, durante a época colonial, ligadas, em regra, a conventos das ordens religiosas promotoras da sua construção. Além das igrejas de S. Francisco e de S. Pedro a que as imagens se reportam, poder-se-iam citar, entre outras, as igrejas de S. Domingos, de Santo Agostinho, a Igreja do Ordem das Mercês e a Igreja de S. Lázaro.

A Igreja de S. Francisco, anexa ao convento do mesmo nome a que se reportam as duas primeiras imagens foi reedificada em 1672, sendo responsável pela reedificação o arquitecto português Constantino Vasconcellos a quem já foi feita referência em anterior apontamento. A fachada é considerada como a melhor peça de arquitectura barroca do século XVII, no Peru.

Por sua vez, a Igreja de S. Pedro, a que se referem as três imagens restantes, é a igreja dos Jesuítas, tendo sido concluída em 1574 e remodelada em 1625 e 1638. Em relação a este templo é de destacar, em particular, a qualidade dos seus retábulos "do melhor que se conserva na cidade".

(Para ampliar, clicar sobre as imagens)

Sem comentários: