domingo, 14 de setembro de 2008

Eufemismos...

PCP junta-se a protesto da CGTP a 1 de Outubro , diz o PUBLICO. PT. "Junta-se" é claramente um eufemismo, pois o PCP não se junta à CGTP, já que esta pouco mais será que um instrumento daquele. A CGTP, seguramente, não tomará qualquer iniciativa que o PCP não promova ou incentive, de acordo com as suas conveniências políticas. Melhor se diria, pois, "promove", "patrocina", "incentiva".
Não se nega com isto legitimidade a um e a outra para as suas intervenções, protestos e manifestações, pois intervir, protestar, contestar e manifestar são elementos essenciais para uma plena vivência democrática.
Estando, no entanto, nesta altura, em causa as alterações ao Código do Trabalho, pergunto-me se não seria caso para fazer a prova dos nove e verificar se as alterações que o governo pretende introduzir nessa área não serão, afinal, benéficas para o mundo trabalho. É que, de acordo com as alegações do governo, não só se visa diminuir o recurso aos contratos a prazo, reduzindo assim a precariedade laboral, como se pretende também, através da flexibilidade, encorajar a criação de novos empregos sem termo.
Falácias, dir-se-á e eu admito que sim. Falta, todavia, fazer a prova de que assim é, sendo certo que a realidade, neste momento, não é tão risonha que mereça ser defendida à outrance. É que, por um lado, mesmo os trabalhadores com emprego sem termo certo não estão seguros da sua manutenção (lá estão as falências e as deslocalizações para o comprovar) e, por outro lado, é sabido que quem ainda não entrou no mercado do trabalho não consegue obter emprego com um mínimo de garantias. Esta é a realidade actual: Será que a sua defesa merece tanta guerra?

Sem comentários: