domingo, 20 de dezembro de 2009

Observação dos dias (XXIX) (Frio e quente)

Está um frio de rachar e esta alvéola-branca (Motacilla alba L.), toda encolhida, que o diga.
Em contrapartida, o mundo dos negócios está a aquecer, com a Galp Energia a comprar em conjunto com a Morgan Stanley os activos de gás natural da espanhola Gas Natural, em Madrid, num investimento conjunto de 800 milhões de euros e, sobretudo com a OPA lançada na sexta-feira pela empresa brasileira, CSN, sobre a totalidade do capital da Cimpor, operação que ainda vai dar muito que falar. Para já, é o PCP a manifestar-se e a pedir a intervenção do Governo, para, através da Caixa Geral de Depósitos, assegurar a manutenção do controlo da Cimpor em mãos nacionais. Não se percebe bem é porquê. Fala-se, a propósito, em sector estratégico. Se a indústria cimenteira é estratégica, qual o sector que o não é? E não será contraditória esta posição do PCP com as repetidas reclamações pedindo mais transparência nos negócios por parte do Estado? Mais transparência do que a assegurada pelo mercado a funcionar é difícil, acho eu. E, já agora, quem sabe se, por esta via, não se alcança a estabilidade accionista que tem faltado na empresa, estabilidade que só pode ser vantajosa para o desenvolvimento dos negócios ?
Outro sinal de aquecimento é o negócio hoje anunciado da compra pela empresária angolana, Isabel dos Santos, de dez por cento do capital da Zon, por 160 milhões de euros. Mais um negócio, que, tendo em conta outros já realizados pela mesma empresária, também vai andar nas bocas do mundo. Aposto.
Morna é a situação da economia portuguesa que, tendo voltado a dar sinais de melhoria em Novembro, não convence, contudo, os especialistas, também eles, pelos vistos, tolhidos pelo frio do pessimismo, tão em voga, por estas bandas.
E finalmente, os consumidores, entre o quente e o frio: o consumo privado subiu, pelo sétimo mês consecutivo, para 1,7 por cento (quente) mas a confiança dos consumidores piorou face a Outubro, para os -30 por cento (frio) após oito meses consecutivos a melhorar.
Enfim, temperaturas para todos os gostos. O frio, porém, permanece e está mais para vir. Essa é que é essa.

1 comentário:

PedroM disse...

A posição do PC é de morrer a rir, é uma autêntica palhaçada. Então aqueles srs. dia sim dia não criticam o governo a propósito do caso BPN, perguntando a toda a hora quanto já custou ao estado (via CGD) aquela nacionalização, e agora têm a lata de vir dizer que o estado (via CGD) devia aduirir a maioria do capital da Cimpor? É preciso muita falta de vergonha!!!