segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Observação dos dias (XXX): Tempo instável

As temperaturas andam mesmo num sobe e desce. Ontem frio de rachar, hoje, por um pouco, melhorou, mas foi sol de pouca dura: de manhã anunciou-se que a empresa brasileira Camargo Corrêa se preparava para lançar uma OPA alternativa sobre a Cimpor (entrada de ar quente vindo do Brasil); à tarde o desmentido ( e o ar quente lá se foi). Mas nunca se sabe, nos tempos que correm, se não poderemos ainda assistir a uma reviravolta no tempo e não só.
Seja como for, a instabilidade continua: se a desconvocação da greve nos hiper e supermercados anuncia melhoria, esta é logo contrariada pela baixa do "rating" de "B" para "BC", atribuído à Caixa Geral de Depósitos pela agência de notação financeira Fitch. Não se percebe bem porquê, pois, segundo a própria agência de notação, são de notar melhoras no controlo de custos e das operações financeiras realizadas pelo banco estatal. O julgamento da Fitch, digo eu, também deve estar afectado pelo frio que vai pelas agências de notação que estão fartas de "meter água". Fria, claro está.
Foi, pois, um dia de boas abertas (como o acordo entre Sonaecom e Vodafone para a rede de nova geração e a subida, em mais de 1,5 %, das bolsas europeias - Lisboa incluída - a reagirem em alta ao anúncio do fim da recessão decretado hoje pela Comissão Europeia) logo seguidas de fortes chuvadas, com o Euro a perder terreno face ao dólar e a melhoria dos indicadores económicos a sofrer uma interrupção, segundo o INE.
E estamos nisto. Será que nunca mais chega a Primavera ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Primavera pode ser todos os dias, é uma questão de imaginação!..,não? Pois, se NATAL pode e deve, no seu espírito, ser todos os dias!...E..., já agora, antes de irmos para o aconchego, no frio do interior do país,revisitemos DAVID MOURÃO FERREIRA em :

O NATAL DA INFÂNCIA

Ah como se alongava a província Natal
com distritos de luz dentro do Ano Novo
Vinha já de mais longe um perfume lunar
Começava em Novembro a "toilette" dos Anjos

No mapa da Europa a Suíça e a Suécia
ganhavavam posições de repente invejáveis
Andava-se na rua à procura de neve
A neve dos postais arquivava-se em casa

E brincava connosco o menino Jesus
mesmo antes da noite em que tinha nascido
Mas ninguém se atrevia a tratá-lo por tu
Era de todos nós o menino mais rico

As prendas que nos dava E fingia-se pobre
Adorávamos nele o amor do teatro
o dom de liberdade e da metamorfose
Sorríamos de quem nos dissesse o contrário

Sem nostalgia...Ginginha