quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Da ética republicana ou de qualquer outra

Confesso que o meu sentido de ética deve estar algo embotado, pois não encontro motivo para censura no facto ora noticiado pelo Correio da Manha, segundo o qual o blogue SIMplex, criado para apoiar o PS nas últimas eleições legislativas, “foi alimentado com meios públicos usados a partir do Governo”, com “conteúdos fornecidos por um conjunto de assessores”,  notícia que mais não é que uma nova versão de um "post" publicado no "A Regra do Jogo" e dele removido pelo seu autor, Carlos Santos e por ele posteriormente republicado no seu blogue pessoal. Não me merece censura tal facto, porque suponho que esse procedimento é não só o mais natural, se feito às claras, como foi o caso, pois o SIMplex, que eu saiba, nunca quis passar pelo que não era, nem os seus colaboradores se esconderam sob o anonimato, nem tal procedimento viola qualquer regra deontológica, pois é óbvio que,  nem os assessores, nem os políticos no Governo estão impedidos de defender os pontos de vista do partido que apoiam, nem de usar as informações de que disponham, salvo se se tratar de matéria reservada, o que  não terá sido o caso, visto que nem tal é alegado. Os políticos e os respectivos assessores não sofrem, só pelo facto da sua ligação ao Governo,  de qualquer espécie de capitis diminutio e, se alguma coisa se espera deles, é justamente que façam política e que apresentem os seus argumentos e defendam as suas opções e os seus pontos de vista.
Pelo contrário, já fere o meu sentido de ética que haja alguém que fez parte do número dos colaboradores do SIMplex capaz de vir, a posteriori, denunciar uma situação que conhecia e com a qual compactuou durante toda a existência do blogue, servindo-se para o efeito de correspondência privada só acessível aos seus colaboradores. Isto digo, seja qual for a sua motivação (que me abstenho de julgar). Por muito que esse alguém encha a boca com a expressão "ética republicana" é obviamente um indivíduo que não faz a mínima ideia do que seja a a ética republicana ou qualquer outra. É um indivíduo simplesmente moralmente desqualificado.

Nota 1: O autor deste texto foi, até há poucos dias, colaborador de " A Regra do Jogo", tendo o abandono ficado a dever-se precisamente à publicação do "post" da autoria de Carlos Santos.

Nota 2: Sobre o mesmo assunto recomenda-se a leitura de:
A Central, por Eduardo Pitta, no Da Literatura
A ética do bufo, por Rogério da Costa Pereira, no Jugular
Do 37º e 38º, por André Couto, no Delito de Opinião
Os ratos, por Tiago Barbosa Ribeiro, no Metapolítica
Da ética, por Luís Novaes Tito, no A barberia do senhor Luís
Dos métodos totalitários de propaganda, por Sofia Loureiro dos Santos, no Defender o Quadrado
O país onde vivemos, por José Reis Santos

5 comentários:

maloud disse...

Quando abandonou a RJ censuraram-me um comentário, por ser "uma ofensa gratuita". Repito-o aqui e agora: Deve ser penoso conviver com bufos.

mdsol disse...

Pelamordedeus!

Estou espantada! Vale mesmo tudo.

Um abraço

:)

Mario disse...

Carlos Santos devia saber que Roma nao paga a traidores

JPN disse...

Olha Francisco, ainda bem que vieste embora a tempo. Vê lá tu que o nosso democrata de encher a boca decidiu sair do blogue e trancar o mesmo!!!
abraço

Quint disse...

Mas, afinal, que raio se passa que depois daquele escarcéu todo, publica num lado, despublica, publica no outro, despublica e agora anda em bolandas pelos jornais?