domingo, 4 de julho de 2010

A "alma penada"

A "alma penada" do José Manuel Fernandes continua a vaguear, vai que não vai, pela páginas do "Público". Umas vezes, sob a pele do próprio, outras sob as vestes de um colunista, como o Lomba, por exemplo e outras vezes ainda, sob a capa de um qualquer editorialista.
Hoje, foi este o caso. E de que é o que  a " alma penada" se havia hoje de lembrar ?
Veio-lhe à mente, aparentemente, sem mais nem menos, a peregrina ideia de criticar o facto de o arquivamento da queixa da Guedes contra o primeiro-ministro ter sido anunciado no sábado. "Quase em silêncio", diz ela, o que não a impediu, nem a ela, nem a ninguém, de  ouvir. E ler. O que não é de admirar, pois no sábado (e no domingo) também se publicam jornais, incluindo o "Público" que se apressou a dar a notícia, on line, e a reacção da "queixosa", como é bom de ver. E que se saiba, os outros media não fecham.
O que terá, pois, de tão significativo e relevante o anúncio ao sábado, a ponto de a "alma penada" se ter dado ao trabalho de lhe dedicar um editorial ? Lendo-o, não se chega a nenhuma conclusão segura, a não ser que tal já não acontece pela primeira vez. 
No entanto, alguma explicação há-de haver. Eu é que não consigo descortiná-la, nem a razão do "escândalo". A verdade, porém, é que não tenho a clarividência geralmente atribuída às "almas penadas". Muito longe disso.
(Reeditada)

1 comentário:

mdsol disse...

Até acho que sendo ao Sábado, tem mais visibilidade.

:)))